O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou ter recebido “uma nota verbal” da embaixada do Iraque, dando conta de que o embaixador e a família estavam fora de Lisboa até 5 de janeiro, segundo a TVI24.

O ministério acrescentou que “renovou a solicitação de levantamento da imunidade diplomática de dois filhos do senhor embaixador, pedindo uma resposta definitiva das autoridades iraquianas no prazo máximo de 20 dias úteis”.

Na terça-feira, soube-se que os gémeos que foram acusados de agredir Ruben Cavaco, em Ponte de Sor, tinham embarcado num avião com destino a Istambul, na Turquia. Logo nessa noite, fonte oficial do Ministério disse à agência Lusa que ia contactar a embaixada iraquiana em Lisboa para pedir esclarecimentos.

O Ministério Publico não impediu a saída dos gémeos, porque não estão sob qualquer medida de coação e têm o passaporte diplomático válido, como escreveu o Expresso na terça-feira. Os irmãos são acusados de agressão a Ruben Cavaco, que sofreu múltiplas fraturas e chegou a estar em coma induzido. Incidente ocorreu a 17 de agosto, mas o jovem só teve alta hospitalar em setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR