O Presidente da República foi, esta sexta-feira, visitar o cardeal patriarca de Lisboa para apresentar cumprimentos de boas festas, num gesto que não era habitual nos seus antecessores, e que afirmou fazer “pensando na maioria clara dos portugueses”. No final do encontro, que decorreu no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais e durou uma hora, questionado pelos jornalistas sobre o motivo pelo qual decidiu fazer esta visita, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que “esta é uma ocasião em que tem todo o significado”.

Depois, referiu que recentemente visitou “várias confissões religiosas”, para “testemunhar a preocupação do Presidente da República com a garantia da liberdade religiosa”, e acrescentou: “Não poderia, pensando na maioria clara dos portugueses, deixar de estar aqui, perto da véspera de Natal, apresentando cumprimentos ao senhor D. Manuel Clemente”. Católico praticante, Marcelo Rebelo de Sousa desejou aos portugueses “um bom Natal, que será para os crentes um santo Natal, para os outros um feliz Natal”.

Questionado sobre o valor do défice, o chefe de Estado escusou-se a fazer comentários, declarando: “Isso é uma questão material, de que falaremos noutro sítio. Aqui é só a parte espiritual. Falaremos em Belém, daqui a bocadinho”. Interrogado sobre as divergências em torno da descida da taxa social única (TSU) paga pelos empregadores, Marcelo Rebelo de Sousa deu a mesma resposta: “Essa é uma questão material, falaremos dela daqui a bocadinho em Belém, pode ser?”.

Por sua vez, o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, disse que este encontro com o Presidente da República serviu para “continuar a conversar”. “É uma conversa que já dura, e que se há de prolongar com certeza, acerca daquilo que interessa ao país, ao mundo, de coisas boas”, acrescentou.

Na segunda-feira, o Presidente da República esteve numa igreja anglicana e na Sinagoga de Lisboa. Esta visita ao cardeal patriarca foi incluída esta sexta-feira na sua agenda oficial, com o seguinte enunciado: “Marcelo Rebelo de Sousa apresenta cumprimentos de boas festas a D. Manuel Clemente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR