Conhecida da maioria pelos seus veículos comerciais, a Iveco também possui uma divisão de veículos militares – a Iveco Defence Vehicles. Detentora de inequívocos pergaminhos no desenvolvimento de plataformas multifacetadas para a indústria de defesa, inclusive para operações anfíbias, é uma das empresas líder do seu sector, a nível mundial, e foi, justamente, uma plataforma sua que serviu de base ao novo veículo de combate anfíbio destinado ao corpo de fuzileiros das forças armadas norte-americanas.

Desenvolvido em conjunto com os especialistas da BAE Systems, multinacional com sede em Inglaterra, o assim denominado ACV 1.1 (acrónimo de Amphibious Combat Vehicle – veículo de combate anfíbio) é descrito como uma plataforma de combate com oito rodas motrizes totalmente anfíbia, capaz de ser lançada, e recuperada, a partir de navios. E, segundo os seus criadores, capaz de responder às exigências formuladas pelos Marines: constituir uma plataforma pronta a entrar em produção, com elementos adicionais destinados a aumentar a protecção das tropas, a mobilidade em terra e na água, o transporte e a sobrevivência.

457532

Animado por um motor industrial com 700 cv, o ACV 1.1 desde logo oferece um significativo aumento de potência face ao AAV (Assault Assault Amphibious Vehicle – veículo de assalto anfíbio) actualmente operado pelos Marines. No interior existe uma estrutura de bancos suspensa destinada a albergar 13 militares, e espaço para três tripulantes.

Desde Novembro de 2015, a BAE Systems, em cooperação com a Iveco Defence Vehciles, produziu os 16 protótipos do ACV 1.1, entregues antes mesmo do que o previsto aos Marines norte-americanos, que agora os irão sujeitar aos necessários testes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR