Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem a felicitar Raúl Castro pelo 58.º aniversário da revolução cubana, comemorado a 1 de janeiro, noticia o jornal Público. No entanto, não consta nenhuma referência no site da Presidência da República acerca do envio do comunicado. “O Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de felicitação ao presidente dos conselhos de Estado e de Ministros, Raúl Castro, por ocasião do aniversário 58 do triunfo da revolução”, pode ler-se no site oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.

Na mensagem, de acordo com o jornal, Marcelo demonstra e manifesta a sua disposição para aprofundar relações bilaterais entre Cuba e Portugal”. Essa mesma nota recorda ainda a visita de Marcelo a Cuba, nos dias 25 e 27 de outubro, e o seu encontro com Rául Castro e Fidel Castro, que morreu a 25 de novembro.

De acordo com declarações de fonte oficial da Presidência da República àquele jornal, “por norma as felicitações pelos dias oficiais dos diversos países não são publicadas no site”, tal como “não são publicitadas notas que são enviadas aos diversos chefes de Estado quando estes fazem anos”, referiu.