O português Diogo Costa Amarante venceu este sábado o prémio “urso de ouro” no Festival de Cinema de Berlim (Berlinale) com a curta-metragem “Cidade Pequena”. O realizador era um dos cinco portugueses em competição no festival — que decorre até 19 de fevereiro — e repete o feito alcançado na última edição por Leonor Teles, que em 2016 também venceu a categoria de melhor curta-metragem.

Além de “Cidade Pequena”, na atual edição do Berlinale estavam a concurso mais três “curtas” portuguesas (dos realizadores João Salaviza, Salomé Lamas e Gabriel Abrantes). “Colo”,de Teresa Villaverde, está em competição na secção principal do Berlinale.

A curta premiada conta a história de Frederico, sobrinho do realizador, e a forma como relaciona a aprendizagem do corpo humano e com perceção da mortalidade. O realizador assume que história acaba por ter uma abordagem autobiográfica, já que Diogo Costa Amarante se revê nela. A sinopse do filme conta que “um dia, Frederico aprende na escola que as pessoas têm cabeça, tronco e membros, e que se o coração para as pessoas morrem. Nessa noite, ele não dormiu. Acordou a mãe várias vezes de madrugada e disse-lhe que lhe doía o peito.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações à TSF sobre a curta-metragem, Diogo Costa Amarante explicou — ainda antes de vencer o prémio — como a “curta” acaba por ter uma abordagem autobiográfica : “Há aquela história de fundo em relação ao meu sobrinho, que me remeteu a um episódio que aconteceu comigo quando era mais novo e foi uma desculpa [para] pegar nessa história que, de alguma forma, me levou para a infância, e de volta à cidade onde eu cresci e falar de um bocadinho de algumas que senti naquele meio”.

“Cidade Pequena” estreou em julho de 2016 no Festival Internacional de Cinema — Curtas Vila do Conde. Já em 2016 tinha sido uma portuguesa, Leonor Teles, a ganhar o urso de ouro nesta categoria com “Balada de um Batráquio”. Em 2012, João Salaviza venceu o mesmo prémio com “Rafa.”

O urso de outro foi para Diogo Costa Amarante, mas existiram outros premiados no concurso de “Curtas”. Confira a lista completa:

Urso de Ouro para a melhor curta: “Cidade Pequena”, Diogo Costa Amarante, Portugal, 19’ (IP)
More info.

Urso de Prata (prémio do júri) para melhor curta: “Ensueño en la Pradera”, Esteban Arrangoiz Julien, Mexico, 17’

Prémio Audi: “Street of Death,” Karam Ghossein, Libanon / Germany, 23’

Curta do Berlinale nomeada para os European Film Awards: “Os Humores Artificiais”, Gabriel Abrantes, Portugal, 30’

Menção especial: Centauro, Nicolás Suárez, Argentina, 14’