Melania Trump, que organizou o seu primeiro evento como anfitriã na Casa Branca, tinha feito um pedido: nada de política. Mas o presidente dos EUA não resistiu e, logo no brinde de abertura do jantar com os governadores dos EUA, garantiu que irá criar um plano de saúde “muito especial“. O jantar foi uma cortesia do presidente antes da reunião com os governadores do país, que se preparam, de acordo com a Reuters, para apresentar uma lista de pedidos ao presidente norte-americano.

Donald Trump quis, desde logo, tentar marcar a agenda da reunião e horas antes, no Twitter, anunciava que “muito vai ser discutido, incluindo um plano nacional de xsaúde.”

No brinde, Donald Trump afirmou que estava disponível para ouvir “os problemas específicos de cada Estado”, mas que certamente iriam discutir o plano de saúde na reunião. “O Obamacare tem graves problemas. Digo-o só aos republicanos [risos na sala] não aos democratas: O Obamacare não funciona”. Trump dava ainda conta da assistência recorde: “Estão aqui 46 governadores”. São 50.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a CNN, Donald Trump, que não bebe álcool, brindou com água, enquanto os governadores foram registando o momento com os telemóveis. Melania Trump tinha pedido que o jantar “deixasse para trás rótulos políticos e interesses partidários.” A política dura ficaria então para a reunião desta segunda-feira. E a “wish list” (lista de desejos).

Durante a campanha, Donald Trump prometeu investir um bilião de dólares (945 mil milhões de euros) em infraestruturas, o que faz com que os governadores tenham levado a Washington as tais “listas de desejos” que vão desde linhas de comboios de alta velocidade até Internet de banda larga para todo o Estado. O diretor-executivo da Associação Nacional de Governadores, Scott Pattinson, tem um raro acordo bipartidário para apresentar a Trump sobre a necessidade de haver mais apoios federais na modernização de infraestruturas como estradas, pontes ou aeroportos”.

Embora no Congresso haja poucas movimentações para transformar a promessa de um grande plano de infra-estruturas em realidade, os governadores fizeram chegar à Casa Branca um documento com 428 projetos que estão prontos a avançar, desde que haja apoio federal.

O governador da Califórnia, Jerry Brown (democrata), pediu 120 mil milhões de dólares, já que como o Estado representa 12% da economia, deve ter 12% do “bolo” total que serão investidos em infraestruturas. “Não estamos a falar de alguns milhões, estamos a falar de milhares de milhão”, disse Brown, que este mês pediu ajuda federal para responder a inundações provocadas por barragens sobrelotadas.

No lote dos pedidos mais caros da Califórnia está a construção de uma ligação de alta velocidade entre São Francisco e Los Angeles. Já os Estados do Colorado e do Minnesota querem banda larga em todo o território do Estado, o que custará 150 milhões de dólares. A prioridade do governador Sam Brownbak (republicano) é obter 122 milhões de dólares para reparação de estradas interestaduais. E o também republicano Henry McMaster (Carolina do Sul) pediu cinco mil milhões de dólares para renovar estradas e pontes.