Uma equipa de investigadores assistiu no Quénia ao momento em que uma píton-africana com quatro metros engolia uma hiena com 68 quilos. É a primeira vez que um grupo de cientistas observa uma cobra desta espécie a devorar uma hiena. O vídeo, filmado por um turista, foi colocado no YouTube e depois noticiado pela National Geographic. É mais um testemunho da capacidade de caça da maior cobra do continente africano.

Tudo aconteceu na Reserva Natural de Masai Mara. O webdesigner holandês Jos Bakker reparou que uma píton estava a engolir uma presa e, sabendo que era um evento raro, avisou o guia da sua viagem de férias. Depois começou a gravar. Foi esse guia que avisou os cientistas do Fisi Camp, um observatório zoológico financiado pela Universidade de Michigan. Kay Holekamp, um cientista que estuda hienas e os seus comportamentos desde os anos 80, correu para o local.

Mas Kay Holekamp e os seus companheiros, Mike Kowalski e Olivia Spagnuolo, foram céticos para o terreno: como podia uma píton engolir um animal tão grande? “Os grandes carnívoros podem certamente interagir com grandes pítons. As suas crias estão provavelmente no menu. Mas um leão adulto, um leopardo ou hiena provavelmente iriam afastar a píton muito rapidamente”, explicou a equipa à National Geographic. Estavam a 1 de março. Na manhã do dia seguinte viram uma grande píton num pântano com o corpo muito inchado. Perceberam que o animal tinha engolido algo muito grande. E confirmaram: era mesmo uma hiena, tal como o turista tinha descrito.

Tendo em conta os comportamentos típicos das hienas, estes cientistas acreditam que a píton deve ter travado uma “batalha épica” para conseguir derrotar o animal. Tudo indica que o mamífero era um jovem macho que vagueava pelos pântanos, mas que encontrou a morte ao cruzar-se com uma cobra esfomeada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR