O Vaticano anunciou esta manhã o programa oficial da visita do Papa Francisco a Fátima, marcada para o os dias 12 e 13 de maio. Estão previstos apenas três momentos fora das celebrações litúrgicas: um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à chegada à Base Aérea de Monte Real, um breve encontro com o primeiro-ministro, António Costa, logo na manhã de dia 13 de maio, e um almoço com os bispos portugueses no fim das celebrações, no Santuário de Fátima.

O avião que transportará o Papa Francisco deve aterrar na Base Aérea de Monte Real às 16h20 do dia 12 de maio, onde será recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. No interior da base aérea, o líder da Igreja Católica vai visitar ainda a Capela de Nossa Senhora do Ar.

Da base aérea, Francisco segue de helicóptero até ao Estádio Municipal de Fátima, onde deverá aterrar por volta das 17h20. A partir dali, segue no ‘papamóvel’ até ao Santuário, onde, às 18h15, vai presidir ao início oficial das celebrações com uma oração na Capelinha das Aparições, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Papa em Fátima. Secretário de Estado do Vaticano vai presidir à procissão das velas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Papa Francisco regressa ao recinto do Santuário de Fátima às 21h30 para fazer a bênção das velas e para uma saudação aos peregrinos, mas não fica para a celebração do rosário nem para a tradicional procissão das velas — estas serão presididas pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

Na manhã de sábado, dia 13, o Papa encontra-se com António Costa às 9h10, mas o encontro não deverá ser muito longo, uma vez que para as 9h40 está marcada uma visita aos túmulos dos pastorinhos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. De lá, o Papa segue diretamente para o recinto, onde vai presidir à missa, o maior evento da visita.

No final da celebração, o Papa vai almoçar com os bispos portugueses na Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde também fica alojado, e de lá segue novamente para a Base Aérea de Monte Real para a cerimónia de despedida. A partida do avião que levará o Papa novamente para Roma está agendada para as 15h00.

A RTP acrescenta ainda que na comitiva de Francisco deverão vir D. José Saraiva Martins, de 85 anos, e D. Manuel Monteiro de Castro, de 78. Os dois cardeais portugueses vivem no Vaticano, onde ocupam atualmente cargos sobretudo simbólicos: Saraiva Martins é o prefeito emérito da Congregação para a Causa dos Santos e Monteiro de Castro é o Penitenciário-mor emérito do Supremo Tribunal da Penitenciaria Apostólica

Programa completo da visita do Papa Francisco a Fátima

  • Sexta-feira, 12 de maio de 2017

14h00: Partida do Aeroporto de Roma/Fiumicino para Monte Real
16h20: Chegada à Base Aérea de Monte Real
16h35: Encontro privado com o Presidente da República
16h55: Visita à Capela da Base Aérea
17h15: Deslocação em helicóptero para o Estádio de Fátima
17h35: Chegada ao Estádio de Fátima e deslocação para o Santuário em viatura aberta
18h15: Visita à Capelinha das Aparições e oração
21h30: Bênção das velas na Capelinha das Aparições

  • Sábado, 13 de maio de 2017

09h10: Encontro com o primeiro-ministro
09h40: Visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
10h00: Missa no Recinto do Santuário
12h30: Almoço com os bispos de Portugal
14h45: Cerimónia de despedida na Base Aérea de Monte Real
15h00: Partida do avião da Base Aérea de Monte Real para Roma
19h05: Chegada ao Aeroporto de Roma/Ciampino

Atualizado às 14h15