O atleta português Gabriel Macchi conquistou este domingo a medalha de prata na Maratona de Londres, prova integrada na Taça do Mundo do Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Macchi, que competiu na categoria T11/12 (deficiência visual), terminou em 2:39.38 horas, atrás do japonês Shinya Wada (2:34.59 horas). “Para mim, é excelente. Um pódio aqui na Taça do Mundo é excelente, é um lugar de excelência no alto rendimento. É a primeira medalha de prata que tenho na minha carreira, já tinha três de bronze”, disse o luso-argentino à agência Lusa.

Na mesma categoria, Jorge Pina terminou em quarto lugar, em 2:43.11 horas, enquanto Joaquim Machado foi desclassificado. Do contingente português que correu na mesma prova, Manuel Mendes terminou em 2:38.56 horas na categoria T45/46 (deficiência motora), no quarto lugar. O vencedor da categoria foi brasileiro Alex Pires da Silva, que completou a prova em 2:28.20 horas.

“Estou satisfeito. Hoje os meus adversários estavam impossíveis. Queria correr com o nível que eles correram, mas não tinha andamento para isso. Cumpri dentro daquilo que era o meu objetivo”, comentou Mendes no final.

Com estes resultados, Macchi, Mendes e Pina mantêm-se no projeto paralímpico a caminho de Tóquio2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR