458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Quem é a taróloga que diz ser filha do pintor Salvador Dalí?

Este artigo tem mais de 5 anos

Tem 61 anos, é cartomante e o motivo da exumação do corpo de Salvador Dali. Pilar Abel Martínez afirma ser fruto de uma amizade que "se tornou num amor proibido" entre a sua mãe e o pintor espanhol.

Esta segunda-feira, uma juíza do tribunal de Madrid ordenou a exumação dos restos mortais do pintor espanhol
i

Esta segunda-feira, uma juíza do tribunal de Madrid ordenou a exumação dos restos mortais do pintor espanhol

PilarAbelMartinez/Twitter

Esta segunda-feira, uma juíza do tribunal de Madrid ordenou a exumação dos restos mortais do pintor espanhol

PilarAbelMartinez/Twitter

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Não é pintora mas cartomante. Chegou a posar, imitando os gestos surrealistas de Salvador Dalí, para demonstrar que era sua filha. Defende a semelhança física com o pintor espanhol. “Só me falta o bigode”, disse a alegada filha de Dalí. Mas estes argumentos não chegam.

Desde 2015 que Maria Pilar Abel Martínez luta para ser reconhecida como filha de Salvador Dalí. Em abril desse ano, apresentou um processo contra o Ministério das Finanças e da Administração Pública e a Fundación Gala-Salvador Dalí, herdeiros legais do pintor.

Esta segunda-feira, uma juíza do tribunal de Madrid ordenou a exumação dos restos mortais do pintor espanhol. Na falta de “outros restos biológicos ou pessoais”, a juíza ordenou a recolha de ADN para um teste de paternidade. A luta de Pilar Martínez poderá estar prestes a chegar ao fim.

Restos mortais de Salvador Dalí vão ser exumados para um teste de paternidade

Em 2007 já tinham sido feitos dois testes de paternidade. O primeiro foi feito em julho, em Madrid. Foram usados restos de pele e cabelos que estavam agarrados a uma máscara de gesso do pintor, feita pouco depois de morrer. O segundo foi feito cinco meses depois, em dezembro, em Paris. Desta vez, foi usado material genético do pintor que estavam na posse de Robert Descharnes, colaborador e biógrafo de Salvador Dalí. Pilar Abel Martínez nunca recebeu os resultados destes dois testes, recorda o El Confidencial. Mas Martínez não desistiu e, em 2015, o pedido de averiguação de paternidade de Pilar Martínez foi admitido no tribunal de Madrid.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A alegada filha de Salvador Dalí tem 61 anos e é natural de Figueres, província de Girona, comunidade autónoma da Catalunha, em Espanha. Nasceu a 1 de fevereiro de 1956, o que faria com que o pintor tivesse 51 anos aquando do seu nascimento. Pilar Abel Martínez é astróloga e taróloga. Lê as cartas num programa no canal Televisió de Giron.

A luta pelo reconhecimento da paternidade de Salvador Dalí não é a única controvérsia em que esteve envolvida. Pilar Abel Martínez levou a tribunal o escritor Javier Cercas por difamação. A taróloga acreditava ter sido a inspiração para Jasmine, uma personagem do livro de Cercas, “Soldados de Salamina”. Martínez pedia 600 mil euros de indemnização mas o juiz recusou o caso, segundo o jornal espanhol El País.

Em 2011, Pilar Abel Martínez foi presa pela Mossos, a polícia da Catalunha, durante algumas horas, por suspeitas de fraude, conta o El Español. Martínez terá usado durante dois meses e meio os dados pessoais de um cliente para se registar numa linha telefónica. O cliente denunciou-a após ter recebido duas faturas: uma no valor de 910 euros, outra de 142.

Um “amor proibido” entre um pintor e uma empregada

“Uma relação de amizade que se tornou num amor escondido”. É assim que Pilar Abel Martínez descreve a relação de que acredita ter sido fruto. A sua mãe, Antonia Martínez de Haro, terá conhecido o pintor Salvador Dalí com 16 anos, em Port-Lligat, Girona, na comunidade autónoma de Catalunha, quando Antonia estava a trabalhar como empregada na casa de uma família que conhecia Dalí. Em 1955, deixou o trabalho em Port-Lligat e foi para Figueres, em Girona, onde casou e, no ano seguinte, nasceu Pilar Abel Martínez.

Foi a própria avó a primeira a dizer-lhe que Salvador Dalí seria o seu pai. “Eu sei que não és a filha do meu filho, és uma grande artista”, terá dito a sogra de Antonia Martínez de Haro, que nunca negou a relação secreta que manteve com o pintor.

Antonia Martínez de Haro tem 88 anos de idade e ainda vive em Figueres. Tem Alzheimer e, por isso, não poderá ser testemunha no caso. Ainda assim, Francesc Bueno Celdrán, advogado de Pilar Abel Martínez, acredita que a sua mãe poderá testemunhar “num dos seus momentos de lucidez”.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.