As negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia prosseguem no meio de tensão, entre o que os britânicos terão de pagar pela saída e o que poderão manter em termos de acordos comercias. E o clima não parece estar prestes a acalmar, tendo em conta as últimas declarações do chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia.

Martin Selmayr não teve meias palavras, na segunda-feira durante uma conferência em Bruxelas que foi noticiada pela Reuters: “O Brexit é mau e é uma decisão estúpida”. O chefe de gabinete de Jean-Claude Juncker ainda acrescentou que os únicos que podem reverter o processo são os britânicos — que votaram pela saída da União em junho do ano passado — mas mostrou-se pouco crente nessa hipótese: “Não sou um sonhador, sou realista. O Brexit vai acontecer a 29 de março de 2019”.

As declarações foram mal recebidas no Reino Unido, de acordo com o The Telegraph que nota que elas surgem na semana em que o Parlamento britânico retoma o debate sobre o diploma de retirada do Reino Unido da União Europeia, com a primeira-ministra Theresa May a ter pela frente uma votação desafiante que pode pôr em causa uma parte importante da lei.

Brexit. Fantasia, diz a Europa; realismo, diz o governo britânico

Entretanto, também na segunda-feira ao fim do dia ficou a saber-se, através da Bloomberg, que a primeira-ministra britânica vai aproveitar o discurso do final de setembro para acelerar as negociações do Brexit.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR