“Não acredito que seria uma boa ideia.” Foi assim que Carles Puigdemont, presidente do governo catalão, reagiu à possibilidade de vir a ser detido, na sequência do referendo à independência da Catalunha, marcado para o dia 1 de outubro. “Mas se tiver de acontecer, vamos fazer frente a qualquer decisão”, assegurou o chefe do executivo.

https://www.youtube.com/watch?v=tOz-mOUlpPo

As declarações surgiram em entrevista ao programa de televisão Salvados, a propósito das recentes detenções de membros do governo catalão. Puigdemont considerou a decisão judicial um conjunto de “ações vergonhosas, impróprias de um Estado democrático” e disse que a possibilidade de ser acusado pelo crime de rebelião não faz qualquer sentido. “Não estou a desobedecer. Estou a obedecer ao Parlamento da Catalunha”, declarou, reforçando que a consulta popular teve o aval da assembleia regional. “Não estamos a cometer nenhum crime”, disse.

Parlamento catalão aprova resolução para referendo à independência até setembro de 2017

Recorde-se que na semana passada o procurador-geral José Manuel Maza declarou numa entrevista à rádio Onda Cero que a procuradoria “está convencida que Puigdemont está a incorrer em delitos de desobediência, gestão danosa e prevaricação”. No entanto, reforçou que “há que atuar com prudência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR