Coreia do Norte

Putin avisa: ataque à Coreia é possível, mas desfecho será incerto

110

Putin considera que um ataque à Coreia do Norte é possível, mas avisa que o desfecho seria incerto. O presidente russo acredita que atacar Pyongyang só ajuda a fortalecer a liderança de Kim Jong-un.

MICHAEL KLIMENTYEV / SPUTNIK / KREMLIN POOL/EPA

Vladimir Putin admite que um ataque à Coreia do Norte é possível, mas adverte que as consequências são imprevisíveis. O presidente russo sublinha que como a Coreia do Norte é um “país fechado” ninguém tem a certeza “do que está onde”.

Vamos diretos ao assunto. Pode alguém lançar um ataque global para desarmar a Coreia do Norte? Claro que sim. Vai atingir os seus alvos? Não é certo porque ninguém tem a certeza do que está onde”, disse Putin.

Putin acrescenta que ameaçar o regime de Pyongyang só ajuda a fortalecer a liderança de Kim Jong-un. O presidente russo apelou ainda a um diálogo entre todas as frentes – e isso inclui tanto os Estados Unidos, como a Coreia do Norte e outros “países da região”. “Só isso permitirá encontrar decisões equilibradas e razoáveis”, sublinha o presidente.

Putin reforça também que não é da sua competência avaliar as decisões de Donald Trump no que se refere à tensão nuclear entre os dois países. No entanto, o líder russo é incapaz de deixar de abordar a questão devido à fronteira partilhada entre ambos os países (Rússia – Coreia do Norte). O presidente russo falava esta quarta-feira no Fórum Internacional de Eficiência Energética, em Moscovo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)