Depois de ter anunciado, com pompa e circunstância, que iria apresentar uma gama completamente electrificada, já a partir de 2020, a Jaguar Land Rover (JLR) não se tem poupado a esforços no sentido de levar a cabo esse desafio. Apresentado que está o primeiro Range Rover Sport híbrido plug-in da história, o fabricante britânico admite agora fazer o mesmo com um outro modelo, não menos emblemático – o futuro Defender.

A revelação foi feita ao site Motor Authority pelo vice-presidente executivo da Jaguar Land Rover para a América do Norte, Chris Marchand. O qual, quando questionado sobre a hipótese de também o próximo Defender poder vir a ter uma versão eléctrica ou electrificada, respondeu: “Esse é um objectivo que estamos dispostos a alcançar.”

Apesar da “facada” que tal poderá representar no coração dos indefectíveis do modelo, a mesma publicação avança que o futuro Defender, cuja chegada aos concessionários deverá acontecer ainda antes de 2020, poderá assim ser proposto tanto numa versão híbrida, apoiada por um sistema eléctrico de 48V, como até mesmo numa variante 100% eléctrica. Embora nunca perdendo, naturalmente, a sua faceta offroad.

Aliás, confrontado com a hipótese de os sistemas de propulsão eléctricos a bateria poderem ser incompatíveis com aptidões para o todo-o-terreno, Marchand disparou, de pronto: “Claramente, não são!”

Os rumores sobre o futuro Land Rover Defender, surgidos até ao momento, apontam profundas alterações ao modelo, a começar pela adopção de um chassi monocoque em alumínio. A que se juntarão, à partida, motores quatro cilindros da família Ingenium. Sendo que uma vez já no mercado e à medida que o tempo for avançando, deverão ser também dadas a conhecer diferentes variantes e carroçarias do icónico modelo.

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