Netflix

Netflix tem programas e filmes ‘secretos’ – e há um código para os encontrar

213

Milhões de utilizadores significa milhões de gostos específicos, pelo que o algoritmo da Netflix cria subcategorias bastante particulares para os satisfazer. Tão particulares que são quase secretas.

Netflix

A experiência Netflix é altamente personalizada. Tanto que o serviço de streaming usa um algoritmo baseado em dados de hábitos de visualização do utilizador para saber aquilo em que está mais interessado, criando géneros específicos e recomendando de maneira exata aquilo de que a pessoa costuma gostar.

O algoritmo da Netflix, aliado às especificidades de gosto de cada um dos utilizadores, origina alguns géneros — ou melhor, subgéneros — bastante particulares, dos quais provavelmente nunca ouviu falar (ou sequer imaginou que existissem) e que, por isso, acabam por ser um ‘segredo’ da plataforma.

Gostava de ver filmes ou séries de educação e orientação agradáveis protagonizadas pelos Marretas? Pois bem, a categoria “Feel-good Education and Guidance starring Muppets” é aquilo de que está à procura. Se gosta de se rir, aprecia filmes sobre crime e sente uma grande saudade dos anos 70, a Netflix tem o subgénero “Goofy Crime Comedies from the 1970s”, algo como ‘comédias criminais tontas dos anos 70’, para si. Se por alguma razão quiser ver dramas cerebrais dos anos 60 falados em francês não se preocupe: a categoria “Cerebral French-Language Dramas From the 1960s” existe e está ao seu dispor.

O problema de todos estes sub e microgéneros, que em 2014, segundo o The Atlantic, eram quase 80 mil, é chegar até eles. A não ser que os seus hábitos de visualização façam com que a plataforma os sugira, encontrá-los é difícil ou praticamente impossível. Mas há uma forma.

Todos os géneros e subgéneros têm um código atribuído, e é com ele que vai conseguir chegar aos géneros e filmes mais secretos e obscuros. Para o fazer, basta introduzir o link www.netflix.com/browse/genre/ e, a seguir a ‘genre/’, introduzir o código do género ou subgénero que quer ver. Usando novamente os Marretas como exemplo: caso queira ver um filme ou série da categoria de que falámos acima, basta introduzir o código ‘4669’ conforme descrito.

Para aceder aos códigos em questão pode aceder a esta lista ou a este localizador que tem catalogados mais de 27 mil filmes de géneros específicos. Em ambas as listas as categorias têm hiperligações que o direcionam para o género na sua conta da Netflix.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

Amorfo da mãe /premium

José Diogo Quintela

O Governo deve também permitir que, no dia seguinte ao trauma que é abandonar a criança no cárcere escolar, o progenitor vá trabalhar acompanhado pelo seu próprio progenitor. Caso precise de colinho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)