Na página da Internet dedicada a fornecer conselhos aos turistas no estrangeiro, o governo britânico pede cautela em lugares religiosos por causa da ameaça terrorista. Os alertas de segurança foram feitos em grande parte das páginas referentes aos países da União Europeia e incluem Portugal. O governo britânico diz que “a hipótese de ocorrer um ataque terrorista não pode ser descartada” por se estar na época de Páscoa. Na lista dos países com a mesma mensagem estão também Espanha, Itália ou Irlanda, por exemplo.

O governo de Theresa May pede assim aos turistas britânicos que estejam “particularmente vigilantes”, principalmente quando visitarem igrejas. Esses mesmos conselhos são prestados para quem visite qualquer um dos países pertencentes à União Europeia, mesmo no caso dos países que não têm qualquer historial de ataque terrorista.

No caso de Portugal, a mensagem escrita na página é:

“Ataques terroristas não podem ser descartados. Os terroristas podem atacar lugares religiosos, incluindo igrejas. Deve ficar particularmente vigilante na época da Páscoa”.

Em Itália, por exemplo, o governo britânico escreve: “Os terroristas vão provavelmente tentar realizar um ataque. Deve permanecer vigilante e seguir os conselhos das autoridades locais”. Há ainda países como Malta onde a mensagem é: “Apesar de não haver registo histórico recente de terrorismo, os ataques não devem ser descartados”.

Alertas como estes são comuns nas páginas britânicas dedicadas aos turistas que saem do Reino Unido em época de festividades religiosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR