As exportações de têxtil e vestuário cresceram 0,6% até fevereiro, face ao mesmo período de 2017, atingindo 871 milhões de euros, segundo a associação do setor com base em dados divulgados pelo INE esta segunda-feira.

“As exportações de vestuário caíram 2,7%, mas as de matérias-têxteis aumentaram 7,5%. Já os têxteis para o lar e outros artigos têxteis confecionados exportaram mais 3,9%”, segundo a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).

Itália foi o destino que mais cresceu nos primeiros dois meses deste ano, ultrapassando os EUA no ranking dos principais destinos, com um aumento de 27% (11 milhões de euros). Seguiu-se a França, que cresceu 6,3% (mais 7,3 milhões de euros) e a Roménia, que avançou 41,6% (mais 2,7 milhões de euros).

Pelo contrário, Espanha foi o destino que mais caiu, registando uma queda de 8,8% (ou seja, menos 24 milhões de euros), “limitando o crescimento das exportações deste setor, tendo em conta a sua importância nos principais destinos das exportações de têxteis e vestuário”, afirma a ATP.

A balança comercial do setor apresentou um saldo de 204 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 131%. As exportações e as importações de bens registaram subidas homólogas nominais de 6,2% e 8,5% em fevereiro, respetivamente, desacelerando em ambos os casos face ao mês anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR