O líder norte-coreano Kim Jong-un mencionou a “possibilidade” de diálogo entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos numa reunião do Partido dos Trabalhadores da Coreia, segundo noticia a BBC. Não foram, no entanto, noticiados quaisquer detalhes do encontro marcado com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Segundo a Associated Press, a agência central de notícias coreana (KCNA) noticiou que Kim Jong-un apresentou a sua “profunda análise e elogio” à possibilidade de haver negociações entre norte-americanos e norte-coreanos numa reunião do Politburo do partido esta segunda-feira. Esta é a primeira vez que um órgão de comunicação oficial do país noticia as negociações entre os dois países.

Esta quarta-feira, o Parlamento norte-coreano irá reunir-se, como é habitual uma vez por ano, geralmente para aprovar o Orçamento do Estado e outras matérias relevantes. De acordo com a AP, o plenário poderá “dar mais pistas” sobre qual a posição da Coreia do Norte nestas negociações internacionais.

O país encetou recentemente uma política de diálogo com outros países, participando em encontros com delegações da Coreia do Sul e, de acordo com os EUA, aceitando participar num encontro em maio ou junho. Os media estatais, contudo, não noticiaram nenhuma destas matérias, com exceção da viagem de Kim Jong-un a Pequim — a primeira a outro país desde que assumiu o poder, em 2011.

EUA e Coreia do Norte abrem canal secreto para preparar cimeira de Trump e Kim

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR