Os militares paraquedistas portugueses estiveram debaixo de fogo esta terça-feira na capital da República Centro Africana mas nenhum elemento da força de paraquedistas ficou ferido. A força nacional entrou em ação depois de elementos do grupo armado Force terem atacado uma igreja, num dos bairros mais problemáticos de Bangui.

De acordo com o gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, “ao chegarem às proximidades do local dos confrontos” entre elementos do grupo armado e da população, “a força portuguesa foi flagelada com vários disparos de armas ligeiras, tendo prosseguido movimento” em direção à igreja Notre Dame de Fátima.

A igreja atacada esta manhã por elementos do grupo Force

“Depois de reorganizados defensivamente na igreja, juntamente com outras unidades de capacetes azuis da MINUSCA [a força das Nações Unidas no país] e elementos da polícia local, com o fim de proteger a população, a força portuguesa executou fogo e movimento, efetivando a segurança na área”, continua o mesmo comunicado.

O confronto aconteceu por volta das 11h30 da manhã e acabou com a detenção de um elemento do grupo Force. O ataque à igreja foi uma resposta do grupo armado à detenção de um dos seus elementos por parte das forças policiais que estão a prestar serviço no país.

Do lado dos militares portugueses não houve qualquer ferido, mas pelo menos nove civis ficaram feridos, de acordo com informações de elementos da MINUSCA no terreno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR