Paulo Fonseca concluiu a sua semana de sonho com mais um triunfo e nova festa. Mas já lá vamos; antes, olhemos para algo que começa cada vez mais a ser falado em Inglaterra, agora que também há notícias sobre um possível interesse do West Ham no treinador português: o estilo de jogo da equipa do Shakhtar Donetsk.

O Zorro saiu da Europa mas continua a fazer das suas: Paulo Fonseca vence Taça da Ucrânia

Há um vídeo com alguns momentos do Gent-Shakhtar na última temporada, a contar para a Liga Europa (vitória por 5-3 dos ucranianos, com golos de Marlos, Taison, Stepanenko, Fred e Ferreyra) que ajuda a explicar não só o sucesso desportivo da equipa mas também a atenção ao futuro do treinador, que termina contrato no final da temporada: numa jogada, e durante dois minutos, o conjunto de Donetsk consegue estar praticamente dois minutos com posse ininterrupta de bola, a circular com segurança, sempre com mais do que uma linha de passe para o portador da bola e 44 passes seguidos até ao remate de Ferreyra cortado pela defesa belga; num outro momento, são cerca de 90 segundos e 29 trocas de bola até ao desvio certeiro do avançado argentino para golo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A experiência do técnico no FC Porto não correu bem e acabou mesmo por sair a meio da temporada (apesar de ter ganho a Supertaça, último título antes do Campeonato ganho agora com Sérgio Conceição) mas percebe-se agora que essa passagem menos conseguida não belisca o trabalho que tinha feito antes (e depois) no P. Ferreira e, mais tarde, no Sp. Braga, onde saiu após ganhar a Taça de Portugal numa final contra os dragões. Aliás, Paulo Fonseca ganha mais um título no dia em que o P. Ferreira voltou a descer à Segunda Liga, o mesmo P. Ferreira que conseguiu levar a uma história participação no playoff de apuramento para a Liga dos Campeões.

Em final de contrato, Paulo Fonseca garantiu este domingo a segunda dobradinha na Ucrânia, após vencer o Veres em casa por 1-0 com um penálti madrugador de Marlos logo aos cinco minutos. Ao todo, e em cinco competições no plano interno, o treinador português ganhou as cinco (duas Ligas, duas Taças e uma Supertaça), tendo sempre como principal adversário o Dínamo Kiev, que será adversário do Shakhtar na última ronda do Campeonato (ganhou hoje ao Zorya, também por 1-0). E também se destacou nas provas europeias, nomeadamente na Champions desta temporada em que conseguiu qualificar-se para os oitavos num grupo que tinha Manchester City e Nápoles – o que lhe valeu uma aparição surreal vestido de Zorro numa conferência para cumprir uma promessa -, sendo eliminado apenas pela Roma e pela margem mínima (vitória na Ucrânia por 2-1, derrota em Itália por 1-0).