790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Protestos contra política migratória dos Estados Unidos reúnem várias personalidades em Lisboa e no Porto

Este artigo tem mais de 5 anos

A manifestação "Famílias Unidas, Não Divididas" está marcada para esta quinta-feira em Lisboa (Largo Camões) e no Porto (Praça Carlos Alberto) e vai contar com a presença de várias personalidades.

i

Getty Images

Getty Images

Várias figuras do mundo político e da sociedade vão juntar-se numa manifestação contra a política migratória dos Estados Unidos, com o lema “Famílias Unidas, Não Divididas”. Os protestos estão marcados para esta quinta-feira, pelas 19h, em Lisboa (Largo Camões) e no Porto (Praça Carlos Alberto) e surgem depois da divulgação de imagens da separação das crianças dos seus pais — imigrantes ilegais que tentaram atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos.

Entre as mais de 100 personalidades que subscreveram às concentrações, encontram-se nomes como o de Ana Rita Bessa, deputada do CDS, André Silva, deputado do PAN, Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD, e Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda. A manifestação vai contar também com a presença de figuras públicas como Camané, Benedita Pereira, Catarina Furtado, Luaty Beirão, Lúcia Moniz, Richard Zimler, Sérgio Godinho, Valter Hugo Mãe, entre outros.

O texto da convocatória critica a situação das crianças que são separadas dos seus pais na fronteira dos Estados Unidos com o México e colocadas em centros de detenção formado por celas. “O conhecimento dos detalhes de toda esta prática só aumenta a nossa convicção de que estamos perante um ato cruel e de flagrante violação de direitos humanos”, lê-se no texto.

“As crianças, algumas apenas com seis anos de idade, terão sido propositadamente separadas dos seus pais pelas autoridades norte-americanas como forma de dissuadir os fluxos migratórios para os Estados Unidos”, acrescenta o documento, reforçando a sua “indignação e protestos veementes contra esta política desumana e indigna de qualquer sociedade civilizada e democrática”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, Donald Trump assinou esta quarta-feira uma ordem executiva que acaba com a separação de famílias de imigrantes ilegais na fronteira. O documento indica que os pais e filhos possam ficar detidos no mesmo local e por tempo indeterminado e que no caso os imigrantes ilegais terem filhos, estes devem ter prioridade nos processos de regularização.

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda e um dos responsáveis pela concentração, afirmou que este é um passo que demonstra que Donald Trump “parece estar a dar sinais de ceder à pressão social” e reforçou a importância de garantir “que todas as crianças são reunidas com as suas famílias e, sobretudo, que isto não se volte a repetir por outras formas”. A manifestação desta quinta-feira, conclui, “é agora mais importante do que nunca”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora