Queriam emoção até ao fim? Ora aqui têm. O grupo E do Mundial está uma salganhada e vai ser preciso esperar pela última ronda para perceber quem segue para os oitavos de final. Uma coisa é certa: a Costa Rica já está eliminada depois da derrota por 2-o frente ao Brasil. 

Os canarinhos começaram o dia a sofrer, mas acabaram a partida a vencer. Coutinho e Neymar assinaram os golos brasileiros e colocaram o Brasil no primeiro lugar do grupo E, com quatro pontos. Mais tarde, Sérvia e Suíça encontraram-se em Kalinegrado para disputar o último encontro do dia. A seleção dos Balcãs até começou melhor e esteve por cima de grande parte do encontro, mas acabou por ver a eficácia e resiliência dos helvéticos valerem três preciosos pontos.

Mitrovic colocou a Sérvia em vantagem, logo nos minutos iniciais, mas foi preciso esperar pelo segundo tempo para ver Xhaka e Shaqiri brilharem e darem a volta ao marcador, naquela que seria a primeira reviravolta efetuada nesta edição do Mundial. A Suíça venceria a partida por 2-1 e chegaria aos quatro pontos no grupo E. 

Xherdan Shaqiri apontou o golo da reviravolta suíça e colocou os helvéticos no topo do grupo com o Brasil, ambos com quatro pontos acumulados. (Photo by Clive Rose/Getty Images)

Assim, à entrada para a última jornada, Brasil e Suíça somam quatro pontos, Sérvia três e Costa Rica zero, já fora das contas para o apuramento. A derradeira ronda conta com duelos entre Brasil e Sérvia e Suíça frente à Costa Rica. Ora, Brasil, Sérvia e Suíça entram para o terceiro jogo com hipóteses de apuramento, mas a tarefa não se adivinha fácil para nenhuma das formações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com quatro pontos, o Brasil carimbará o acesso aos oitavos, se vencer a Sérvia, se empatar, ou, em caso de derrota, caso a formação helvética não vença a Costa Rica. Ainda há a hipótese de os canarinhos perderem e os suíços empatarem. Nesse caso, passará em segundo quem tiver melhor diferença de golos, com a Sérvia a assumir o primeiro posto.

Por sua vez, a Sérvia está numa situação mais complicada do que a brasileira. Se vencer, passou; se empatar, precisará que a Suíça perca e fique com menor diferença de golos; se perder, pode dizer adeus ao Mundial.

https://observador.pt/interativo/mundial-2018-jogos-classificacoes/

Com caminho aberto para os oitavos parece estar a Suíça, que leva quatro pontos e enfrenta a eliminada Costa Rica na derradeira ronda. Para passar, os suíços podem vencer, empatar ou até perder. Vencendo, passam seguramente; empatando, precisam que a Sérvia não vença o Brasil; perdendo, têm de rezar para que a Sérvia perca ou empate e acabe com menor diferença de golos do que a Suíça, caso contrário, os helvéticos seguirão caminho para casa.

Está tudo em aberto no grupo E e a última jornada do grupo será das mais emocionantes da derradeira ronda. O poderoso Brasil arrisca a eliminação, mas depende apenas de si próprio, com as formações europeias a tentarem surpreender e deixar os pentacampeões de fora dos oitavos do Mundial.