Eric Abidal já reagiu à polémica em torno do transplante de fígado a que foi submetido em 2012. Depois de terem sido divulgadas escutas em que se ouve o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, a dizer que “comprou” um fígado para o ex-jogador, o atual secretário técnico do clube publicou uma fotografia onde surge num quarto de hospital com a pessoa que o antigo futebolista diz que lhe doou o fígado: o seu primo Gérard. A imagem foi publicada esta quinta-feira no Twitter e terá sido tirada em 2012.

“Com a publicação desta imagem, quero pedir respeito para com o meu primo Gerard e defender a sua honra. Denuncio publicamente a atitude de alguns meios [de comunicação] que continuam a pôr em causa a legalidade de uma intervenção que me salvou a vida. Já chega!”, lê-se no tweet.

Nas escutas divulgadas esta quarta-feira pelo jornal espanhol El Confidencial, Sandro Rosell diz que “comprou” um “fígado ilegal” para Abidal devido a um cancro que o jogador tinha. Na altura, foi anunciado que um primo do defesa, chamado Gerard e que vivia em França, seria o dador. No ano seguinte, Abidal abandonou o clube por se ter incompatibilizado com Rosell.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As escutas ao ex-presidente do Barcelona sobre a compra ilegal de um fígado para Eric Abidal

O transplante do antigo jogador já tinha sido investigado, mas acabou por ser arquivado por um juiz de Barcelona. Com a publicação das escutas, a Organização Nacional de Transplantes (ONT) vai abrir uma “investigação interna”, anunciou esta quinta-feira o El Confidencial.

“A ONT teve conhecimento deste assunto pela imprensa. Perante a gravidade dos feitos denunciados, deu início a uma investigação interna em colaboração com a OCATT (Organização Catalã de Transplantes) e com o Hospital Clinic de Barcelona”, lê-se num comunicado enviado ao jornal espanhol.

Ainda assim, a ONT sublinha que, “de acordo com a informação de que dispõe”, o transplante de Abidal “estava de acordo com a legislação vigente e os protocolos clínicos habituais em matéria de transplante de doador vivo”.