O incêndio de grandes dimensões que deflagrou no sábado em Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, já se encontra dominado, disse à agência Lusa fonte do comando operacional.

De acordo com Marinha Esteves, 2ª comandante operacional, o incêndio foi dominado às 4h12. No terreno permanecem 155 operacionais e 52 veículos, adiantou à Lusa a mesma fonte.

O incêndio, de grandes dimensões, obrigou a evacuar o parque radical Diverlanhoso e a retirar cem pessoas do local, “por precaução, devido ao fumo”, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

Três bombeiros hospitalizados

Três bombeiros ficaram feridos durante o combate ao incêndio. Um bombeiro sofreu uma entorse, tratando-se de “um ferido ligeiro” que já se deslocou ao hospital. Os outros dois foram hospitalizados por precaução devido a inalação de fumos e à exaustão, explicou a comandante operacional Marinha Esteves em declarações à SIC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O incêndio obrigou ao fim da manhã a evacuar o parque radical Diverlanhoso e a retirar cem pessoas do local, “por precaução, devido ao fumo”, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

Retirámos cerca de 100 pessoas devido ao fumo, mas a situação está normalizada. No entanto, as pessoas, levadas para o Centro Social de Serzedelo, não regressaram” ao parque radical, disse a fonte do CDOS.

Segundo fonte do CDOS de Braga, o fogo, que deflagrou pelas 9h43 numa zona de floresta na freguesia Fonte da Arcada e Oliveira, Póvoa de Lanhoso, deixou de ter duas frentes ativas por volta das 16h00, ficando com uma frente ativa, a partir daí.