O grupo separatista catalão Arran vandalizou a casa do juiz Pablo Llarena, do Supremo Tribunal de Justiça espanhol. A informação foi divulgada pelo próprio grupo nas redes sociais através de um vídeo. Nas imagens, é possível ver dois homens encapuçados a despejar baldes de tinta amarela – uma referência aos políticos independentistas que estão em prisão preventiva acusados de rebelião – para as paredes e para a porta de entrada da casa do magistrado.

O juiz tem em mãos o processo sobre o referendo da independência que se realizou em outubro do ano passado na Catalunha. O desenrolar do processo tem provocado um crescendo de indignação entre os separatistas e as manifestações desse desagrado têm-se manifestado de diversas formas. Das mais discretas – como o uso de laços amarelos na lapela ou nas janelas – aos mais ostensivos – como a vandalização da casa de Llarena.

O magistrado é visto pelos independentistas como um inimigo e esta não é a primeira vez que sofre ataques deste tipo. Já em setembro, o mesmo grupo separatista tinha vandalizado uma outra residência de Llarena. Agora aumentou a pompa e a circunstância, divulgando nas redes o momento em que os dois encapuçados pintam a fachada do edifício onde o juiz vive com a sua família. Na descrição da publicação, o grupo congratula-se com a ação de protesto. “Voltámos a fazê-lo”, escrevem.

No momento deste ato de vandalismo, o juiz não se encontrava em casa. De acordo com o jornal El Español, a mulher do magistrado e um vizinho aperceberam-se do acontecimento logo pela manhã e já apresentaram queixa às autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR