Sophia Flörsch, a piloto alemã que no domingo sofreu um aparatoso acidente durante o Grande Prémio de Macau em Fórmula 3, deixou esta terça-feira uma mensagem nas redes sociais onde afirma que sobreviveu “a uma operação que durou 11 horas” e garante que vai voltar. A jovem de 17 anos sofreu várias fraturas na coluna, com compressão no sistema nervoso central, e após a cirurgia passou nos testes de sensibilidade em todas as partes do corpo.

“Eu sobrevivi a uma operação que durou 11 horas. Espero que daqui para a frente seja sempre a melhorar. Tenho de ficar mais uns dias em Macau até ser possível ser transportada. Quero agradecer a todos os meus fãs por cada um dos desejos de melhoras, que só agora comecei a ler. Motivam-me muito e dão-me coragem. Os meus pensamentos também estão com todos aqueles que estiveram envolvidos no acidente. Espero que estejam todos de boa saúde. No acidente estavam pessoas muito boas, que ainda mantenho na minha memória. Obrigada por todas as palavras encorajadoras e calmantes durante aqueles minutos difíceis no carro. Eu vou voltar!”, escreveu Sophia Flörsch, que assinalava precisamente no domingo a sua estreia no Grande Prémio de Macau.

View this post on Instagram

I survived the operation which took 11 hours well. Hope from now on it only gets better. I have to stay a few more days in Macau until i am transportable. I want to thank all of my fans for every single get-well wishes, which I now start reading. This really motivates me and gives me courage. My thoughts are also with everyone who was involved in the accident. I hope everybody is healthy. At the accident were really nice people, which I still have in my mind. Thank you for all the encouraging, calming words in these tough minutes in my car. A real big thanks to the medical staff here in Macau for the friendly and professional treatment. A huge thank you to the local FIA rescue-team, @mercedesamgf1 , @hwaag_official, the @fia.official and their medical team in the background and the Macau GP organisation, who support me in the best way. Also a special thank to Dr. Riccardo Ceccarelli and last but not least my Team @vanamersfoortracing, @facuregaliaoficial and @fhabsburg62 , who all suffer with me – you are phenomenal. ????????I’m going to come back!????????btw… @dallaragroup has build a very stabil chassis. #poweredbypassion #racegirl #onefamily /ad

A post shared by Sophia ???? (@sophiafloersch) on

A piloto alemã é uma de cinco pessoas que ainda permanecem internadas no Hospital São Januário, em Macau, na sequência dos vários acidentes que aconteceram durante o Grande Prémio de Macau, de quinta-feira a domingo. Sophia Flörsch, que corre com a Van Amersfoort Racing, despistou-se na curva 3 do circuito urbano, junto ao Hotel Lisboa, e embateu com o carro do japonês Sho Tsuboi, ganhando altura e acabando por “voar” por cima dos rails de proteção da pista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os médicos do Hospital São Januário que operaram a jovem alemã revelaram esta segunda-feira que a cirurgia tinha sido “bem sucedida” e que “os procedimentos foram favoráveis”, não existindo “risco de paralisia”. “Temos confiança em como a mobilidade não vai ser afetada no futuro e acreditamos que poderá correr outra vez”, explicaram, alertando, ainda assim, para o facto de o prognóstico de Sophia Flörsch ser ainda reservado, o que significa que “só quando estiver estável é que regressa para o país”, sendo previsível que se mantenha em Macau durante as próximas duas semanas.

Piloto ferida no GP Macau não corre risco de paralisia

Além do acidente de Sophia Flörsch na prova de Fórmula 3, um outro despiste durante a corrida de motociclismo provocou um outro ferido grave: um piloto britânico que “sofreu uma fratura no pescoço, vértebra torácica e deslocou o ombro esquerdo”. O Grande Prémio de Macau acontece no histórico Circuito da Guia, um percurso urbano de 6,12 quilómetros que é considerado um dos mais perigosos do mundo. Em reação aos vários acidentes que provocaram diversos feridos durante este fim de semana, Alexis Tam, secretário para os Assuntos Sociais e Cultura e presidente da Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau, garantiu que “esta é uma prova reconhecida pela FIA e em que todas as medidas de segurança seguem as orientações de segurança daquela entidade e da Subcomissão Desportiva”.

Carro sai disparado da pista durante Grande Prémio de Macau em Fórmula 3. Pilota fraturou a coluna