Centenas de turistas ficaram esta sexta-feira retidos nas ilhas do Golfo da Tailândia, com aeroportos regionais fechados e barcos ancorados, devido à tempestade tropical Pabuk, que atravessa o sul do país com chuvas torrenciais e ventos fortes. Segundo a agência noticiosa France-Presse, a tempestade Pabuk intensificou-se nas últimas horas, com ventos de 75 quilómetros por hora (km/h) e ondas de até cinco metros.

Perto da fronteira com a Malásia, um pescador da província de Pattani morreu e outro membro da tripulação encontra-se desaparecido, após ondas de vários metros atingirem a embarcação, no momento em que regressava ao porto.

São esperadas chuvas torrenciais e ventos fortes em mais de 12 províncias, contudo as de Nakon Si Thammarat e Surat Thani, que incluem as ilhas turísticas de Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan, serão as mais atingidas. No mapa, consegue ver o trajeto que a tempestade Pabuk fará sobre as ilhas do Golfo da Tailândia.

Previsão do trajeto que a tempestade Pabuk fará sobre as ilhas do Golfo da Tailândia (fonte: CNN)

Todas as ilhas do Golfo “serão afetadas porque Pabuk é enorme”, alertou Phuwieng Prakhammintara, diretor do Centro Meteorológico da Tailândia, em conferência de imprensa. Segundo as previsões meteorológicas, a tempestade Pabuk não deve, no entanto, transformar-se num tufão, o que implica ventos de pelo menos 118 km/h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quinta-feira, milhares de turistas começaram a sair de várias ilhas no golfo da Tailândia com a aproximação da tempestade tropical Pabuk. Da ilha de Koh Phangan, uma das mais turísticas do país, as ligações marítimas para os restantes destinos no golfo tailandês foram suspensas às 12h30 (5h30 em Lisboa), prevendo-se que reabram no sábado à tarde, disse à Lusa uma das empresas gestora de serviços de ferry, Songserm.

Já depois da passagem do ano, entre 30 e 50 mil pessoas deixaram Koh Phangan, afirmou à agência de notícias France-Presse (AFP) o chefe do distrito, Krikkkrai Songthanee.

Apesar de as autoridades não terem emitido qualquer ordem de retirada, milhares de turistas começaram a sair na quarta-feira, antecipando o impacto da tempestade, que deverá atingir as ilhas de Koh Samui, Koh Phangnan e Koh Tao na sexta-feira à noite.

“Muitos turistas saíram, mas houve também muita gente que preferiu ficar, especialmente os residentes locais, que ficaram quase todos”, disse à Lusa um funcionário de uma unidade hoteleira de Koh Phangnan, Guilherme Toyosato. De acordo com o brasileiro, os que ficaram estão a prevenir-se com o abastecimento de bens essenciais. Também em Koh Samui, as autoridades anunciaram que estão a preparar abrigos para aqueles que decidiram não partir.

Pabuk é a primeira tempestade tropical a atingir esta zona do país fora da estação das monções em quase 30 anos. “Esperamos ondas com cinco a sete metros, perto do coração da tempestade. Normalmente, no golfo da Tailândia, há apenas ondas de dois metros de altura”, disse o diretor do Centro Meteorológico da Tailândia, num comunicado à imprensa.

Pabuk, nome de um peixe-gato gigante existente no Laos, deverá causar fortes chuvas noutros destinos turísticos no mar de Andaman, como Krabi, e nas províncias vizinhas da Malásia, Pattani, Narathiwat e Yala.