790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O primeiro amarelo do jogo e o primeiro autogolo da carreira na segunda vida de Ilori em Alvalade

Este artigo tem mais de 5 anos

Tiago Ilori estreou-se nesta segunda vida pelo Sporting no dérbi frente ao Benfica da pior forma, com o primeiro amarelo do jogo com pouco mais de um minuto e o primeiro autogolo da carreira.

Ilori, aqui a disputar um lance pelo ar com Rúben Dias, teve uma estreia infeliz para mais tarde não recordar
i

Ilori, aqui a disputar um lance pelo ar com Rúben Dias, teve uma estreia infeliz para mais tarde não recordar

Gustavo Bom / Global Imagens

Ilori, aqui a disputar um lance pelo ar com Rúben Dias, teve uma estreia infeliz para mais tarde não recordar

Gustavo Bom / Global Imagens

O dia do segundo dérbi entre Benfica e Sporting em cerca de 100 horas começou com a notícia da nomeação do árbitro (como é normal agora, ao contrário da prática outrora usada de indicar os eleitos com antecedência) e teve depois uma polémica que se tornou quase estéril em menos de uma hora, numa espécie de mal entendido – ou vontade de não entender – a propósito de uma declaração de Jorge Andrade num programa da RTP3, onde é hoje comentador, sobre João Félix.

Como um pontapé do meio da rua transformou a crise numa oportunidade (a crónica do Benfica-Sporting)

“Jorge Andrade, ex-jogador do Estrela da Amadora, do FC Porto, do Deportivo da Corunha e da Juventus (e que, infelizmente, terminou a sua carreira demasiado cedo em virtude de graves lesões sofridas), fez um comentário na RTP3, onde colabora há vários anos, que merece o mais veemente repúdio. O antigo internacional português disse ‘apenas’ isto: ‘Eu, se ainda jogasse, dava só um pisão no João Félix e não havia mais João Félix durante o jogo. E aí tinham que recorrer a outro estilo de jogo’. Uma declaração lamentável e que merece ser melhor explicada pela Direção de Informação da RTP”, queixaram-se os encarnados esta quarta-feira, na sua newsletter diária, a propósito da expressão utilizada por Jorge Andrade no programa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu disse isto no contexto de que quando jogava fazia-me respeitar… aos que jogavam. Longe de mim estar a dar táticas aos adversários do Benfica para que agridam qualquer jogador. Daí peço desculpa se ficou essa ideia no ar, sendo João Félix um jogador que admiro. Abraço”, esclareceu o antigo internacional português na sua conta do Instagram.

Por coincidência, o primeiro lance acabou por ter alguns contornos de déjà vu face ao que se passou ao longo do dia: Tiago Ilori, que fez a estreia desde que regressou a Alvalade depois da atribulada saída do Sporting em 2013 – o que valeu mesmo alguns assobios quando foi anunciado no dérbi de domingo pelo speaker… –, teve uma entrada dura sobre João Félix pouco depois do primeiro minuto, vendo o amarelo mais rápido desde 2011/12 em jogos entre os rivais.

Mas a maior infelicidade estava ainda para chegar: no seguimento de um lance que parecia quase perdido e que João Félix recuperou para dar uma nova vida, um remate do jovem avançado do Benfica acabou por ser desviado pelo central para a própria baliza, naquele que foi o seu primeiro autogolo da carreira e logo no dérbi de estreia neste regresso a Alvalade. A título de curiosidade, o último autogolo num dérbi tinha sido de Beto e logo a versão dupla, num 2-1 do Sporting como visitante.

Formado no Sporting depois de ter começado a jogar no Imortal, Tiago Ilori, que foi campeão nacional de juniores (e regional de juvenis), fez dois encontros pela equipa principal com Ricardo Sá Pinto em 2011/12 e mais 12 na temporada seguinte, antes de um braço de ferro com o clube para sair onde admitiu mesmo a hipótese de ficar dois anos sem jogar caso não fosse vendido. Saiu por seis milhões de euros mais objetivos para o Liverpool mas acabou por nunca conseguir agarrar o lugar, sendo emprestado aos espanhóis do Granada e aos franceses do Bordéus. Regressou em 2015 aos reds mas voltou a não convencer, seguindo-se nova cedência ao Aston Villa antes de ser vendido ao Reading, do Championship, onde estava antes de regressar a Alvalade.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora