Dark Mode 98,9 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O primeiro amarelo do jogo e o primeiro autogolo da carreira na segunda vida de Ilori em Alvalade

Tiago Ilori estreou-se nesta segunda vida pelo Sporting no dérbi frente ao Benfica da pior forma, com o primeiro amarelo do jogo com pouco mais de um minuto e o primeiro autogolo da carreira.

i

Ilori, aqui a disputar um lance pelo ar com Rúben Dias, teve uma estreia infeliz para mais tarde não recordar

Gustavo Bom / Global Imagens

Ilori, aqui a disputar um lance pelo ar com Rúben Dias, teve uma estreia infeliz para mais tarde não recordar

Gustavo Bom / Global Imagens

O dia do segundo dérbi entre Benfica e Sporting em cerca de 100 horas começou com a notícia da nomeação do árbitro (como é normal agora, ao contrário da prática outrora usada de indicar os eleitos com antecedência) e teve depois uma polémica que se tornou quase estéril em menos de uma hora, numa espécie de mal entendido – ou vontade de não entender – a propósito de uma declaração de Jorge Andrade num programa da RTP3, onde é hoje comentador, sobre João Félix.

Como um pontapé do meio da rua transformou a crise numa oportunidade (a crónica do Benfica-Sporting)

“Jorge Andrade, ex-jogador do Estrela da Amadora, do FC Porto, do Deportivo da Corunha e da Juventus (e que, infelizmente, terminou a sua carreira demasiado cedo em virtude de graves lesões sofridas), fez um comentário na RTP3, onde colabora há vários anos, que merece o mais veemente repúdio. O antigo internacional português disse ‘apenas’ isto: ‘Eu, se ainda jogasse, dava só um pisão no João Félix e não havia mais João Félix durante o jogo. E aí tinham que recorrer a outro estilo de jogo’. Uma declaração lamentável e que merece ser melhor explicada pela Direção de Informação da RTP”, queixaram-se os encarnados esta quarta-feira, na sua newsletter diária, a propósito da expressão utilizada por Jorge Andrade no programa.

“Eu disse isto no contexto de que quando jogava fazia-me respeitar… aos que jogavam. Longe de mim estar a dar táticas aos adversários do Benfica para que agridam qualquer jogador. Daí peço desculpa se ficou essa ideia no ar, sendo João Félix um jogador que admiro. Abraço”, esclareceu o antigo internacional português na sua conta do Instagram.

Por coincidência, o primeiro lance acabou por ter alguns contornos de déjà vu face ao que se passou ao longo do dia: Tiago Ilori, que fez a estreia desde que regressou a Alvalade depois da atribulada saída do Sporting em 2013 – o que valeu mesmo alguns assobios quando foi anunciado no dérbi de domingo pelo speaker… –, teve uma entrada dura sobre João Félix pouco depois do primeiro minuto, vendo o amarelo mais rápido desde 2011/12 em jogos entre os rivais.

Mas a maior infelicidade estava ainda para chegar: no seguimento de um lance que parecia quase perdido e que João Félix recuperou para dar uma nova vida, um remate do jovem avançado do Benfica acabou por ser desviado pelo central para a própria baliza, naquele que foi o seu primeiro autogolo da carreira e logo no dérbi de estreia neste regresso a Alvalade. A título de curiosidade, o último autogolo num dérbi tinha sido de Beto e logo a versão dupla, num 2-1 do Sporting como visitante.

Formado no Sporting depois de ter começado a jogar no Imortal, Tiago Ilori, que foi campeão nacional de juniores (e regional de juvenis), fez dois encontros pela equipa principal com Ricardo Sá Pinto em 2011/12 e mais 12 na temporada seguinte, antes de um braço de ferro com o clube para sair onde admitiu mesmo a hipótese de ficar dois anos sem jogar caso não fosse vendido. Saiu por seis milhões de euros mais objetivos para o Liverpool mas acabou por nunca conseguir agarrar o lugar, sendo emprestado aos espanhóis do Granada e aos franceses do Bordéus. Regressou em 2015 aos reds mas voltou a não convencer, seguindo-se nova cedência ao Aston Villa antes de ser vendido ao Reading, do Championship, onde estava antes de regressar a Alvalade.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.