Os serviços prisionais apreenderam esta terça-feira uma série de produtos ilegais da cadeia de Paços de Ferreira, incluindo 18 telemóveis, 6 seringas, uma arma branca de fabrico artesanal e um recipiente com fruta fermentada. Esta foi a segunda busca feita na prisão depois de um vídeo transmitido em direto no Facebook de uma festa de aniversário de um traficante de droga ter causado polémica, levando à demissão da diretora do estabelecimento prisional.

De acordo com um comunicado da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), as buscas decorreram entre segunda e terça-feira e foi “inserida no trabalho de prevenção e combate à entrada e circulação de produtos e bens ilícitos em contexto prisional”.

Diretora da prisão de Paços de Ferreira demite-se

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas buscas participaram “cerca de cinquenta elementos do corpo da guarda prisional do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, dos dois esquadrões do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP) e diversos binómios dos dois grupos cinotécnicos”.

Nas celas dos reclusos de Paços de Ferreira foram encontrados ainda “2 gramas de uma substância que se presume ser estupefaciente” e “alguns produtos alimentares cuja posse não é permitida nas celas, bem como de alguns equipamentos elétricos autorizados (como televisões e play station) mas que apresentavam quebra dos selos de segurança”.

“Esta ação decorreu sem que se tivesse verificado qualquer tipo de incidentes e os reclusos em cuja posse foram apanhados os objetos e bens ilícitos serão objeto do procedimento disciplinar e/ou criminal previstos na Lei”, lê-se na nota divulgada pelos serviços prisionais.

Reclusos da prisão de Paços de Ferreira filmam festa de aniversário e publicam no Facebook

As preocupações à volta do estabelecimento prisional de Paços de Ferreira acentuou-se quando, há duas semanas, um grupo de reclusos organizou uma festa de anos a um traficante de droga, tendo conseguido publicar vídeos da festa no Facebook.

Os reclusos montaram mesas nos corredores da prisão e conseguiram escapar ao controlo dos guardas prisionais — que, na altura, eram apenas quatro para toda a ala.

A polémica levou à abertura de um inquérito por parte dos serviços prisionais e, por fim, à demissão da diretora da prisão, Maria Fernanda Monteiro Barbosa. A responsável apresentou o pedido “na sequência dos acontecimentos dos últimos dias, verificados no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira e numa manifestação de dignidade, de respeito pelos Serviços e de defesa do interesse público”.

Na sequência daquela festa foram feitas buscas ao estabelecimento prisional, que resultaram na apreensão de 79 telemóveis, droga, tabaco, um passaporte e até um alambique.

Apreendidos droga, 79 telemóveis e tabaco na prisão onde houve a festa de aniversário transmitida no Facebook