Rádio Observador

Cinema

“Parque Mayer” lidera nomeações dos prémios do cinema português Sophia. Vão ser entregues este domingo

"Cabaret Maxime", "Raiva" e "Soldado Milhões" concorrem com "Parque Mayer" pela categoria de Melhor Filme do ano. António-Pedro Vasconcelos é um dos nomeados para Melhor Realizador.

Francisco Froes interpreta a personagem Mário Pintor no filme de António-Pedro Vasconcelos. Está nomeado a um prémio Sophia de "Melhor Ator Principal" pelo papel

@ Parque Mayer

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

Os Sophia, os prémios que distinguem o cinema português, são atribuídos este domingo numa cerimónia no Casino Estoril, com “Parque Mayer”, de António-Pedro Vasconcelos, a liderar as nomeações.

Os Sophia, que cumprem a sétima edição, foram criados pela Academia Portuguesa de Cinema e pretendem reconhecer a produção cinematográfica em 23 categorias.

“Parque Mayer”, um filme de época sobre o teatro de revista e o Estado Novo, está indicado em 15 categorias, seguido de “Pedro e Inês”, de António Ferreira, com dez, e de “Cabaret Maxime”, de Bruno de Almeida, “Raiva”, de Sérgio Tréfaut, e “Soldado Milhões”, de Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Galvão Teles, todos com nove nomeações.

Para o Sophia de melhor filme foram indicados “Parque Mayer”, “Cabaret Maxime”, um policial vagamente inspirado na história do Cabaret Maxime, “Raiva”, uma adaptação do romance “Seara de Vento”, de Manuel da Fonseca, e “Soldado Milhões”, sobre o soldado Aníbal Milhais, que combateu na Primeira Guerra Mundial.

António-Pedro Vasconcelos, António Ferreira, Bruno de Almeida e Sérgio Tréfaut estão nomeados para melhor realização.

Na cerimónia de hoje serão ainda entregues os Sophia de carreira à atriz Lia Gama e ao ator Pedro Éfe e os Prémios de Melhor Cartaz de Cinema e o Prémio Técnico.

A lista completa de nomeados aos Prémios Sophia 2019:

Melhor Filme:

“Cabaret Maxime”

“Parque Mayer”

“Raiva”

“Soldado Milhões”

Melhor Realizador:

António Ferreira — “Pedro e Inês”

António-Pedro Vasconcelos — “Parque Mayer”

Bruno de Almeida — “Cabaret Maxime”

Sérgio Tréfaut — “Raiva”

Melhor Atriz Principal:

Ana Padrão — “Cabaret Maxime”

Daniela Melchior — “Parque Mayer”

Isabel Ruth — “Raiva”

Joana de Verona — “Pedro e Inês”

Melhor Ator Principal:

Adriano Carvalho — “Vazante”

Diogo Amaral — “Pedro e Inês”

Francisco Froes — “Parque Mayer”

Hugo Bentes — “Raiva”

Melhor Atriz Secundária:

Alexandra Lencastre — “Parque Mayer”

Ana Bustorff — “Ruth”

Beatriz Batarda — “Colo”

Carla Maciel – Parque Mayer

Melhor Ator Secundário:

Adriano Luz — “Raiva”

Cristóvão Campos — “Pedro e Inês”

Dmitry Bogomolov — “Carga”

Miguel Guilherme — “Parque Mayer”

Melhor Documentário em Longa-Metragem:

“Correspondências”, de Rita Azevedo Gomes

“Doutores Palhaços”, de Hélder Faria e Bernardo Lopes

“Luz Obscura”, de Susana Sousa Dias

“O Labirinto da Saudade”, de Miguel Gonçalves Mendes

Melhor Documentário em Curta-Metragem:

“Kids Sapiens Sapiens”, de António Aleixo

“Pele de Luz”, de André Guiomar

“Russa”, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr.

“Sombra Luminosa”, de Mariana Caló e Francisco Queimadela

Melhor Curta-Metragem de Ficção:

“Aquaparque”, de Ana Moreira

“Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, de Eugène Green

“Sleepwalk”, de Filipe Melo

“Terra Amarela”, de Dinis M. Costa

Curta-Metragem de Animação:

“Agouro”, de David Doutel e Vasco Sá

“Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães

“Porque É Este O Meu Ofício”, de Paulo Monteiro

“Razão Entre Dois Volumes”, de Catarina Sobral

Prémio Sophia Estudante:

“Bruma”, de Sofia Cachim, Daniela Santos, Gabriel Peixoto e Mónica Correia — Escola das Artes – Univ Católica Portuguesa

“No Fim do Mar”, de João Monteiro – ESAP – Escola Superior Artística do Porto

“O Chapéu”, de Alexandra Allen – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

“Terra Ardida”, de Francisco Romão — ETIC

Melhor Série/Telefilme:

“3 Mulheres”, de Fernando Vendrell — David e Golias

“Circo Paraís”, de Tiago Alvarez Marques — Vende-se Filmes

“Sara”, de Marco Martins — Ministério dos Filmes

“Soldado Milhões”, de Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Galvão Teles — Ukbar Filmes

Melhor Direção de Fotografia:

Acácio de Almeida — “Raiva”

José António Loureiro — “Soldado Milhões”

Paulo Castilho — “Pedro e Inês”

Rui Poças — “ZAMA”

Melhor Argumento Adaptado:

António Ferreira e Glória M. Ferreira, adaptado do livro A Trança de Inês de Rosa Lobato de Faria — “Pedro e Inês”

Carlos Saboga, adaptado de livro Negro De Padre Dinis de Camilo Castelo Branco — “O Caderno Negro”

João Milagre e Fátima Ribeiro, adaptado a partir da obra de Virgílio Ferreira — “Aparição”

Sérgio Tréfaut, Fátima Ribeiro, adaptado da obra Seara de Vento de Manuel da Fonseca — “Raiva”

Melhor Argumento Original:

Bruno de Almeida e John Frey — “Cabaret Maxime”

Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha — “Soldado Milhões”

Leonor Pinhão — “Ruth”

Tiago R. Santos — “Parque Mayer”

Melhor Canção Original:

“Arabic Soul” – Letra e música Tomás Gomes — “Colo”

“Cudin” – Composição por Miguel Moreira aka Tibars e Vasco Viana — “Djon África”

“Duelo Ao Sol” – Composição por Xutos e Pontapés — “Linhas de Sangue”

“Liberdade e Alegria” – Letra: António-Pedro Vasconcelos, música: José M. Afonso — “Parque Mayer”

Melhor Banda Sonora Original

José M. Afonso — “Parque Mayer”

Luís Pedro Madeira — “Pedro e Inês”

Manuel João Vieira — “Cabaret Maxime”

The Legendary Tigerman — “Ruth”

Melhor Montagem:

António Ferreira — “Pedro e Inês”

Bruno De Almeida e Pedro Ribeiro — “Cabaret Maxime”

João Braz — “Soldado Milhões”

Pedro Ribeiro — “Parque Mayer”

Melhor Maquilhagem e Cabelos:

Abigail Machado e Mário Leal — “Parque Mayer”

Emmanuelle Fèvre — “Raiva”

Maria José Silvestre — “Ruth”

Nuno Esteves “Blue” — “Cabaret Maxime”

Melhor Guarda Roupa:

Joana Cardoso — “Soldado Milhões”

Lucha D’Orey — “Ruth”

Maria Gonzaga — “Parque Mayer”

Sílvia Grabowski — “Pedro e Inês”

Melhor Som:

Olivier Blanc, Bruno Tarrière — “Raiva”

Pedro Melo, Branko Neskov, Ivan Neskov e Elsa Ferreira — “Soldado Milhões”

Pedro Melo & Miguel Martins — “Cabaret Maxime”

Vasco Pedroso, Branko Neskov, Elsa Ferreira — “Parque Mayer”

Melhor Direção Artística:

Clara Vinhais — “Parque Mayer”

Isabel Branco — “O Caderno Negro”

Joana Cardoso — “Soldado Milhões”

João Torres — “Cabaret Maxime”

Melhores Efeitos Especiais/Caracterização:

Filipe Pereira e Manuel Jorge — “Soldado Milhões”

Júlio Alves — “Pedro e Inês”

Olga José — “Carga”

Rita De Castro E Nuno Esteves “Blue” — “Linhas de Sangue”

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
António Costa

O favor que Costa fez à direita /premium

Sebastião Bugalho

Nestes quatro anos, Costa normalizou tudo aquilo que a direita se esforçou por conquistar, o que levanta uma questão simples: o que poderá dizer o PS contra um futuro governo do centro-direita?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)