Agora sim, está concretizado o regresso de Tiger Woods à ribalta do golfe pelas melhores razões. O golfista norte-americano acabou este domingo com uma seca de títulos que durava há 11 anos, ao vencer o quinto Masters e o 15.º grande torneio da sua carreira. Woods, com 43 anos, tornou-se ainda o segundo mais velho vencedor do Masters em Augusta (Geórgia). Em 1986, Jack Niklaus ergueu o mesmo feito, mas quando já tinha 46 anos.

Woods começou a entrar numa espiral negativa no Dia de Ação de Graças de 2009, quando uma discussão com a mulher rapidamente deu lugar a um acidente de carro “e a uma sucessão de títulos de tablóide bastante gráficos”, escreve o New York Times. Em campo, o golfista (um dos mais bem sucedidos da história do desporto) sofreu com uma série de lesões nas costas e na perna, o que o levou a viciar-se em analgésicos. Em 2017 fez uma operação cirúrgica (a quarta operação às costas), não sem antes ter levantado a possibilidade de nunca mais voltar a jogar golfe a um nível profissional.

Tiger Woods veste o tradicional blazer verde atribuído aos campeões do Masters noAugusta National Golf Club (Foto de David Cannon/Getty Images)

O norte-americano não vencia um dos quatro maiores torneios desde 2008. Com esta vitória, Woods mantém ainda a possibilidade de ir atrás do recorde de 18 títulos em “majors” de Nicklaus. Woods conseguiu 14 títulos nos seus primeiros 11 anos de carreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No ano passado, Tiger competiu em 18 torneios do PGA Tour, um nível de participação que não igualava desde 2012. Também entrou nos dois últimos “majors” do ano, o British Open e o Campeonato P.G.A.

Woods festeja a vitória após concretizar o putt no 18.º buraco no Masters do Augusta National Golf Club. (Foto de Kevin C. Cox/Getty Images)

Woods ganhou no Augusta National com 13 pancadas abaixo do par, à frente de Brooks Koepka e Xander Schauffele. Ganhou a liderança quando só restavam três buracos para disputar, com um birdie no 15.º buraco. Não a perdeu até final, protagonizando assim um dos grandes regressos à ribalta na história do golfe moderno.

Tiger Woods juntou a vitória deste domingo no campo do Augusta National às que conseguiu em 1997, 2001, 2002 e 2005. O palmarés de Woods no ‘Grand Slam’ contabiliza também três sucessos no US Open (2000, 2002 e 2008), três no British Open (2000, 2005 e 2006) e quatro no PGA Championship (1999, 2000, 2006 e 2007).

(Foto de Andrew Redington/Getty Images)