Rádio Observador

Golfe

O Tigre está de volta. Tiger Woods vence o Masters em Augusta e quebra jejum de 11 anos

Golfista norte-americano não ganhava um dos quatro "majors" desde 2008. Este domingo ganhou o Masters em Augusta (Geórgia) com 13 pancadas abaixo do par.

Getty Images

Agora sim, está concretizado o regresso de Tiger Woods à ribalta do golfe pelas melhores razões. O golfista norte-americano acabou este domingo com uma seca de títulos que durava há 11 anos, ao vencer o quinto Masters e o 15.º grande torneio da sua carreira. Woods, com 43 anos, tornou-se ainda o segundo mais velho vencedor do Masters em Augusta (Geórgia). Em 1986, Jack Niklaus ergueu o mesmo feito, mas quando já tinha 46 anos.

Woods começou a entrar numa espiral negativa no Dia de Ação de Graças de 2009, quando uma discussão com a mulher rapidamente deu lugar a um acidente de carro “e a uma sucessão de títulos de tablóide bastante gráficos”, escreve o New York Times. Em campo, o golfista (um dos mais bem sucedidos da história do desporto) sofreu com uma série de lesões nas costas e na perna, o que o levou a viciar-se em analgésicos. Em 2017 fez uma operação cirúrgica (a quarta operação às costas), não sem antes ter levantado a possibilidade de nunca mais voltar a jogar golfe a um nível profissional.

Tiger Woods veste o tradicional blazer verde atribuído aos campeões do Masters noAugusta National Golf Club (Foto de David Cannon/Getty Images)

O norte-americano não vencia um dos quatro maiores torneios desde 2008. Com esta vitória, Woods mantém ainda a possibilidade de ir atrás do recorde de 18 títulos em “majors” de Nicklaus. Woods conseguiu 14 títulos nos seus primeiros 11 anos de carreira.

No ano passado, Tiger competiu em 18 torneios do PGA Tour, um nível de participação que não igualava desde 2012. Também entrou nos dois últimos “majors” do ano, o British Open e o Campeonato P.G.A.

Woods festeja a vitória após concretizar o putt no 18.º buraco no Masters do Augusta National Golf Club. (Foto de Kevin C. Cox/Getty Images)

Woods ganhou no Augusta National com 13 pancadas abaixo do par, à frente de Brooks Koepka e Xander Schauffele. Ganhou a liderança quando só restavam três buracos para disputar, com um birdie no 15.º buraco. Não a perdeu até final, protagonizando assim um dos grandes regressos à ribalta na história do golfe moderno.

Tiger Woods juntou a vitória deste domingo no campo do Augusta National às que conseguiu em 1997, 2001, 2002 e 2005. O palmarés de Woods no ‘Grand Slam’ contabiliza também três sucessos no US Open (2000, 2002 e 2008), três no British Open (2000, 2005 e 2006) e quatro no PGA Championship (1999, 2000, 2006 e 2007).

(Foto de Andrew Redington/Getty Images)

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: nvinha@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)