O secretário da Defesa norte-americano, Patrick Shanahan, afirmou que há “uma ameaça credível” do Irão aos interesses dos Estados Unidos, justificando o envio de um porta-aviões e uma esquadra de bombardeiros para o Médio Oriente.

“Apelamos ao regime iraniano para que pare com todas as provocações. Responsabilizá-lo-emos por qualquer ataque contra as forças ou interesses americanos”, afirmou Patrick Shanahan numa declaração na rede social Twitter.

O envio do porta-aviões “Abraham Lincoln” e dos navios que o acompanham foi antecipado em duas semanas. Os navios, que estavam no Mediterrâneo, tinham prevista uma paragem na Croácia, entretanto cancelada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O conselheiro para a Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, tinha afirmado no domingo que Washington vai reforçar o equipamento militar no Médio Oriente. Este destacamento pretende enviar uma “mensagem clara e inequívoca ao regime iraniano” de que “qualquer ataque aos interesses dos Estados Unidos ou dos seus aliados irá defrontar uma força implacável”, acrescentou. “Os EUA não estão à procura de uma guerra com o regime iraniano, mas estamos totalmente preparados para responder a qualquer ataque”, assegurou Bolton.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/comercio-eua-irao/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”785″ slug=”comercio-eua-irao” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/comercio-eua-irao/thumbnail?version=1541595524289&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

Na declaração não foi especificada a razão do destacamento militar, mas esta surge num momento em que se intensificam as hostilidades entre o Estado hebraico e grupos armados do enclave palestiniano.