O Citroën 19_19 é um protótipo que a marca francesa vai apresentar no próximo Viva Tech, em Paris, a 16 de Maio. Trata-se de um mega encontro para startups e líderes de empresas vocacionadas para a inovação, onde todos fazem questão de apresentar os seus produtos mais ousados e surpreendentes. Para a Citroën, isto é sinónimo de 19_19, um veículo que se assume como um spa sobre rodas, mas para a mente.

Com uma estética tão estranha quanto ousada, o 19_19 caracteriza-se por possuir uma enorme distância entre eixos, de que vai necessitar para alojar uma bateria com uma capacidade muito acima do normal, para esta classe de veículos. O habitáculo concebido para quatro é espaçoso e, mais do que isso, é versátil, com os utilizadores a poderem adoptar a postura que acharem mais confortável, entre mais ou menos inclinado.

18 fotos

Apesar das dimensões parecerem relativamente compactas, o 19_19 Concept supera os 4,6 metros de comprimento. Isto e uma distância entre eixos de 3,1 metros, igualmente mais que generosa, deixa antever um espaço a bordo em que se pode relaxar ou dormir, com a marca francesa a falar mesmo num “detox mental”.

Com uma bateria de 100 kWh, a mesma de um Tesla Model S topo de gama, o 19_19 é capaz de percorrer 800 km entre recargas, já segundo o WLTP. Os seus dois motores eléctricos, um por eixo para assegurar tracção integral, permitem ao Citroën dispor de 462 cv, o que lhe facilita ir de 0-100 km/h em 5 segundos, além de atingir uma velocidade máxima de 200 km/h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR