Se alguém tem dúvidas acerca da falta de conhecimento generalizado sobre as especificidades dos veículos eléctricos, este vídeo ilustra essa realidade. Mas por muito “distraídos” que sejam alguns condutores, não é fácil perceber como é possível confundir um equipamento concebido para encher os pneus com ar, com outro destinado a “encher” as baterias com energia eléctrica.

Condutora tentou abastecer Tesla com gasolina

Um filme registado pelo circuito interno de segurança num posto de abastecimento em Inglaterra, nos arredores de Leeds, começa por mostrar um SUV da Volkswagen a estacionar num espaço reservado para veículos eléctricos que pretendam recarregar a bateria. Para que não houvesse dúvidas quanto à finalidade do espaço, os operadores do posto de carga deram-se ao trabalho de pintar no asfalto um enorme símbolo branco em fundo azul, possivelmente reforçado com sinais verticais em frente a cada um dos lugares de estacionamento destinados a recarregar os acumuladores. Mas se (mesmo) tudo isto não conseguisse chamar a atenção dos condutores, havia ainda o imenso posto de carga, um equipamento cujo aspecto não passa por uma máquina de encher pneus, nem como uma grande dose de boa vontade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Volkswagen estacionou em frente ao posto de carga e dele saíram duas mulheres. Enquanto uma se atirou aos pneus, retirando as tampas que protegem a válvula, a outra dirigiu-se ao carregador, que aparentava ter pelo menos três cabos, com outros tantos tipos de fichas. Depois de conferenciar sobre qual a “enorme” ficha que melhor se adaptaria à “minúscula” válvula do pneu, o que obviamente era uma impossibilidade, as senhoras começam por encher o pneu – ou a ideia seria recarregá-lo? – com um cabo CCS Combo. Depois desta primeira tentativa se revelar um insucesso, previa-se que a condutora e a amiga se apercebessem que algo estava mal. Mas não, porque de seguida empreenderam nova tentativa com o que parece ser uma das ligações utilizadas pela Tesla, operação que também se revelou infrutífera. E só não tentaram com o terceiro cabo porque não o conseguiram retirar do carregador.