Os responsáveis descrevem-na como “a maior e mais bem sucedida limpeza do oceano de sempre”. Ao longo de 25 dias, foram 40 as toneladas de plástico recolhidas do Oceano Pacífico pelo grupo ambientalista Ocean Voyages Institute. O lixo encontrado? O costume: garrafas e embalagens, material de pesca e até brinquedos de crianças.

O grupo focou-se na Zona de Convergência Subtropical, forte corrente que fica entre o Havai e a Califórnia. Esta zona alberga o “vórtex de lixo do Pacífico”. O nome, por si só, já é elucidativo: trata-se da maior concentração de plástico flutuante do mundo.

Ocean Voyages Institute – 2019 Cleanup Expedition

Ocean Voyages Institute has been working on solutions to plastic pollution and ghostnets in our ocean for over a decade. Our 2019 cleanup expedition was a great success, showing our technology works and our process is scalable. Cleanup is not only necessary, it is achievable! Share, support, donate and join us in being part of the solution!

Posted by Ocean Voyages Institute / Project Kaisei on Friday, June 28, 2019

A equipa recorreu a satélites e a drones para recolher o plástico. Só em redes de pesca gigantes o peso chegou às 13 toneladas. “É muito importante retirar as redes monstruosas dos oceanos. Mas, às vezes, são as mais pequenas que envolvem e acabam por matar baleias e golfinhos”, explica Mary Crowley, fundadora do Ocean Voyages Institute.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cerca de 1,5 toneladas do plástico recolhido vai ser doado a um programa de arte da Universidade do Havai e a artistas da ilha. O objetivo é transformar o lixo em arte. O restante plástico vai ser transformado em energia por uma empresa havaiana.

A equipa entende, no entanto, que a quantidade de lixo recolhida é pouca. Foram 40 toneladas, sim. Mas esta é apenas uma gota no oceano — quase literalmente. É que, de acordo com cientistas da The Ocean Cleanup, entram todos os anos nos oceanos entre 1,5 a 2,41 milhões de toneladas de plástico.

O que fizemos é pequeno comparado com a magnitude do problema. Mas é uma ação que se pode disseminar”, afirmou Mary Crowley.

A fundadora da organização está agora a planear uma expedição — desta vez de três meses — para recolher ainda mais lixo naquela área.

O “vórtex de lixo do Pacífico” tem 1,6 milhões de quilómetros quadrados de área — três vezes o tamanho de um país como a França. A The Ocean Cleanup informa que há 1,8 triliões de pedaços de plástico a flutuar nesta área, o que perfaz uma estimativa de 80 mil toneladas de lixo.