436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sessões esgotadas para nadar em piscina criada por Joana Vasconcelos na Escócia

Este artigo tem mais de 2 anos

A piscina redonda de nove metros vai estar aberta ao público entre 29 de julho e 9 de agosto. Está forrada por 11.400 azulejos e foi uma encomenda especial da Fundação Jupiter Artland.

2 fotos

As sessões para nadar numa piscina redonda criada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos para uma fundação cultural na Escócia já estão esgotadas ainda antes de ser inaugurada no sábado.

A piscina de nove metros vai estar aberta ao público entre 29 de julho e 9 de agosto, no âmbito do Festival de Arte de Edimburgo, que decorre até ao final de setembro, e foi uma encomenda especial da Fundação Jupiter Artland.

Intitulada “Gateway”, esta é uma instalação artística permanente do parque de esculturas da fundação escocesa, e está forrada por 11.400 azulejos produzidos e pintados à mão na fábrica Viúva Lamego, em Portugal.

A obra é descrita como uma “ao mesmo tempo íntima, mas expansiva” e uma “referência à ideia de piscinas como locais que promovem a comunidade; um espaço experiencial que é inerentemente social, lúdico e partilhado”.

Joana Vasconcelos expõe em fundação cultural escocesa onde está a construir piscina

Num comunicado, a portuguesa revela que a piscina foi alinhada propositadamente com uma linha de Ley e que “Gateway” representa o mapa astrológico de Joana Vasconcelos desenhado pela artista.

“‘Gateway’ não é apenas uma piscina-obra; é uma composição de diferentes elementos, cuidadosamente articulados: a piscina e o pavilhão, envolvidos pelo pavimento de tijolo negro; a vegetação; a fonte; e os portões de ferro forjado a pontuar a entrada (Moongate e Sungate)”, refere.

A obra artística foi anunciada em 2018, no âmbito de uma exposição individual de Joana Vasconcelos em Bonnington House, uma mansão do século XVII nos arredores de Edimburgo, mas a construção foi atrasada devido às condições meteorológicas.

A Jupiter Artland tem uma coleção de esculturas de artistas contemporâneos, a maioria criada especificamente para a propriedade de 40 hectares adquirida em 1999 pelos colecionadores Robert e Nicky Wilson e que inclui obras de, entre outros, Anish Kapoor, Antony Gormley, Cornelia Parker ou Anya Gallaccio.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.