Foi confirmada uma segunda morte por listeriose em Espanha, está a noticiar o El Pais. O Ministério da Saúde avançou que uma mulher de 74 anos morreu após ter contraído uma infeção com listeria, a bactéria no centro de um surto que já atingiu 200 pessoas e que já havia vitimado uma mulher de 90 anos. Há, ainda, uma terceira morte em investigação — a de um homem que apresentava os sintomas da infeção no momento em que sucumbiu.

A segunda vítima mortal do surto de listeriose em Espanha estava internada no Hospital Virgen del Rocío, em Sevilha, e apresentava um quadro de febre, calafrios, dores musculares, enjoos, vómitos e diarreia. Também ela terá consumido carne da marca “La Mechá”, cujos produtos de um comerciante espanhol, a Magrudis, estava contaminada com a bactéria Listeria monocytogenes. A infeção pode ter acontecido por falta de condições de higiene na fábrica onde a carne era preparada antes de ser vendida.

Listeria em carne foi causada por falta de higiene na fábrica espanhola

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além das duas mortes confirmadas entre os mais de 200 afetados pelo surto, há também o caso de duas mulheres que sofreram abortos após terem sido infetadas com esta bactéria, ainda antes de o alerta sanitário ter sido emitido. Uma delas perdeu o bebé a 1 de agosto, outra no dia seguinte, confirmou José Miguel Cisneros, porta-voz do grupo de trabalho constituído para fazer frente à crise na Andaluzia.

Empresa que confecionou carne com listeria assegura que cumpre requisitos de higiene