Na madrugada de segunda-feira roubaram as atenções das objetivas ao surgirem, na passadeira vermelha dos Emmy Awards, sorridentes e de mãos dadas. Michael Douglas num elegante fato preto e Catherine Zeta-Jones num esvoaçante vestido rosa, com uma grande racha lateral. Dois dias depois, o casal sensação de Hollywood está outra vez nas bocas do mundo: esta quarta-feira, dia 25 de setembro, Douglas faz 75 anos e Zeta-Jones celebra 50. Juntos, tal como brinca o espanhol La Vanguardia, sopram 125 velas num só dia.

Casados há quase 20 anos, Michael Douglas recordou recentemente como os dois se conheceram, no final da década de 90, no Deauville Film Festival, em França: nesse mesmo dia, o ator que tem mais 25 anos do que Catherine disse-lhe “Vou ser o pai dos teus filhos”. Ao que a atriz respondeu: “Sabes, já ouvi falar muito de ti. Parece que é tudo verdade. Boa noite”.

O namoro começou por ser à distância e, de cada vez que os dois se encontravam em Nova Iorque, Catherine tinha a estranha tendência para trazer o irmão. O romance descolou definitivamente depois de o ator a convidar para uma viagem a Espanha, onde tinha uma casa. Na passagem de ano de 1999 para 2000, Michael Douglas ajoelhou-se e pediu-a em casamento apenas 18 meses depois de a conhecer. Segundo o El País, a atriz estava grávida do filho mais velho do casal, Dylan, e os dois eram, então, das estrelas de cinema mais solicitadas na indústria. À grande cerimónia de casamento juntou-se o anel de diamantes com muitos quilates. O casamento aconteceu a 18 de novembro de 2000, no Plaza Hotel, em Nova Iorque.

Há meios que escrevem que este é “o casamento de Hollywood que sobreviveu a tudo”. A verdade é que o casamento dos atores, quase a ultrapassar a meta dos 20 anos, já superou diferentes crises, incluindo doenças e declarações explosivas. A Douglas são atribuídos problemas como sucessivas infidelidades e adição ao sexo. Catherine terá passado por outras dificuldades, incluindo depressão e transtorno bipolar. Mais recente é o cancro de garganta sobre o qual o ator, diagnosticado em 2010 numa fase avançada, já admitiu publicamente estar relacionado com o HPV, ou Vírus do Papiloma Humano, devido à prática de sexo oral. Atualmente, está totalmente recuperado e faz check-ups de seis em seis meses.

© catherinezetajones/Instagram

O ano de 2013, altura em que se soube do cancro de Douglas, não foi fácil. E o facto de o filho mais velho do ator, fruto do casamento anterior, ter sido condenado a cinco anos de prisão por consumo e tráfico de drogas não contribuiu para a estabilidade do casal, sendo que, nesse mesmo ano, Catherine Zeta-Jones acabaria por ser internada com uma crise e consequentemente diagnosticada com transtorno bipolar, conta ainda o El País. Michael e Catherine chegaram a estar separados durante um período de tempo.

Anos depois, os dois parecem estar mais unidos do que nunca e admitem que a família é mesmo a única prioridade. Do casamento de quase 20 anos resultaram dois filhos — Dylan, com 19, e Carys, com 16 –, sendo que Douglas é ainda pai de Cameron, com 40, que nasceu do casamento anterior, com Diandra Luker.

Na fotogaleria, percorra as imagens de um casamento de quase 20 anos.