As 39 pessoas encontradas sem vida, há cerca de uma semana, dentro de um camião no Reino Unido serão todas de nacionalidade vietnamita, revelou esta sexta-feira a polícia britânica.

Inicialmente, a equipa de investigação julgava que as 39 vítimas seriam da China, mas esta sexta-feira fonte oficial da polícia revelou que serão do Vietname, tendo já localizado familiares e entrado em contacto com as autoridades vietnamitas.

Manifestando “profunda tristeza” pela informação avançada, a embaixada do Vietname em Londres referiu em comunicado que a identidade das vítimas precisa ainda de ser validada e confirmada pelas autoridades dos dois países.

Nos últimos dias, várias famílias vietnamitas relataram o desaparecimento de familiares que suspeitam poderem estar entre as 39 pessoas encontradas mortas no camião.

Segundo a polícia britânica, a identificação das vítimas deve ser difícil já que foram encontrados poucos documentos junto aos cadáveres.

Os corpos de 31 homens e oito mulheres foram encontrados no dia 23 de outubro dentro de um camião refrigerado numa zona industrial em Essex, na Inglaterra.

O condutor, um norte-irlandês de 25 anos e identificado como Mo Robinson, foi acusado de 39 crimes de homicídio e tráfico de pessoas, entre outros crimes.

Um segundo homem, identificado como Eamonn Harrison, de 22 anos, compareceu esta sexta-feira no tribunal de Dublin, na Irlanda, por suspeita de envolvimento na morte das 39 pessoas.

Paralelamente, a polícia acusou formalmente outras duas pessoas no Vietname, cuja identidade não foi revelada, por serem suspeitas de participação em atividades de tráfico ilegal de pessoas para o Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR