A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, acionou a votação para a destituição do Presidente dos EUA, Donald Trump, que acusa de “ter abusado do seu poder para extrair benefícios políticos”.

Este era um passo esperado, mas também uma formalidade necessária, no processo de impeachment iniciado pela maioria do Partido Democrata na Câmara dos Representantes contra Donald Trump. O processo deve agora culminar numa votação a acontecer perto do Natal, onde o cenário mais provável é a Câmara dos Representantes declarar Donald Trump como culpado. Cumprido esse passo, o processo de impeachment transita para o Senado, mais favorável ao Presidente, já que ali o Partido Republicano está em maioria.

“Está em causa a nossa democracia. O Presidente não nos deixou outra escolha a não ser agirmos, porque ele, mais uma vez, está a tentar corromper umas eleições para seu próprio benefício”, disse Nancy Pelosi. “O Presidente usou os seus poderes de forma abusiva, prejudicando a nossa segurança nacional e pondo em causa a integridade das nossas eleições.”

Em causa estão as suspeitas de Donald Trump ter tentado utilizar um pacote de assistência militar à Ucrânia em troca de um anúncio por parte do Presidente daquele país de que iria se aberta uma investigação sobre a passagem do filho de Joe Biden, o democrata que as sondagens dão como favorito a defrontar o atual Presidente nas eleições de 2020, por uma empresa energética em Kiev.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quinta-feira, ainda antes do anúncio de Nancy Pelosi ter feito o seu anúncio, Donald Trump já tinha acudido ao Twitter para falar sobre o impeachment. 

“Os inúteis democratas tiveram um dia historicamente mau ontem na câmara. Eles não têm argumentos para um impeachment e estão a prejudicar o nosso país. Mas nada disto lhes importa, eles estão loucos”, escreveu.

Ao longo do seu discurso, Nancy Pelosi citou vários dos Pais Fundadores dos EUA, como James Madison, Gouverner Morris, George Mason ou Benjamin Franklin. “Eles temiam especificamente a possibilidade de um Presidente-Rei ser corrompido pelo estrangeiro”, disse Nancy Pelosi, recuando aos anos em que os EUA deixaram de ser uma colónia britânica. “Se permitirmos que um Presidente esteja acima da lei, colocaremos em risco a nossa república.”

O anúncio de Nancy Pelosi surge depois de uma investigação de dois meses por pate do Comité de Serviços de Informação da Câmara dos Representantes, liderado pelo democrata Adam Schiff. Depois de várias sessões à porta fechada, as testemunhas voltaram a falar em sessões transmitidas em direto. Ali, todas as testemunhas corroboraram a ideia de que Donald Trump agiu com dolo ao congelar o pacote de assistência militar à Ucrânia, visando com isso ganhos políticos.

Além disso, esta quarta-feira, o Comité Judiciário da Câmara dos Representantes ouviu três constitucionalistas que afirmaram unanimemente que Donald Trump agiu contra a Constituição — um passo derradeiro que motivou, esta quinta-feira, o anúncio de Nancy Pelosi.