Não se deixe enganar pelo aspecto relativamente pacato (devido à ausência de asas e outros apêndices aerodinâmicos para reforçar o espírito desportivo), espaçoso e confortável destes quatro modelos que, de pacatos, não têm nada. Todos recorrem a motores V8 sobrealimentados, com pelo menos 4 litros de capacidade, em alguns casos reforçados pela presença de um generoso motor eléctrico, alimentado por uma bateria recarregável.

Apesar de poderem transportar a família e respectivas malas, especialmente as carrinhas, todos os quatro veículos passam pelos 100 km/h em menos de 3,6 segundos, para depois superarem os 300 km/h com uma agilidade notável. O objectivo deste comparativo organizado pelos britânicos da Car Wow foi apurar qual é o mais rápido no arranque do quarto de milha (402 metros). Ao fim de duas tentativas, o BMW M5 Competition revelou ser o mais rápido, com 11,1 segundos, seguido pelo Mercedes-AMG E63 S Station (11,2 s), Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid (11,3 s) e Audi RS6 Avant (11,4 s).

A prova seguinte mediu a resposta dos diferentes carros ao acelerador, quando a circular calmamente a 50 milhas por hora, cerca de 80,5 km/h. O BMW volta a ser o melhor, para o Porsche ser o pior, com o Mercedes e o Audi nas posições intermédias. De seguida, repetiu-se a operação, mas agora com a caixa automática em 3ª e em modo desportivo. O resultado foi mais equilibrado, com o BMW a vencer, seguido de perto pelo Mercedes. Audi e Porsche ficaram nos lugares seguintes.

Para arrumar a contenda, a prova final consistiu num teste de travagem a partir de 70 mph (cerca de 113 km/h). O Porsche volta a ser o pior, necessitando de uma maior distância para parar. O Audi classificou-se a seguir, seguido pelo Mercedes e o BMW, que venceu mais uma vez. Veja aqui o vídeo da Car Wow para perceber como tudo aconteceu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR