O movimento Global Citizen uniu esforços com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e lançou a iniciativa One World: Together at Home, um grande festival que irá reunir grandes nomes da música, como Lady Gaga, Billie Eilish ou Stevie Wonder, na luta mundial contra a Covid-19 e no apoio a doentes e profissionais de saúde. O evento, anunciado esta segunda-feira pela OMS, será transmitido por várias estações de televisão e plataformas de streaming no dia 18 de abril, à 1h de 19 de abril em Portugal continental. A transmissão será assegurada em Portugal pela MTV.

O festival, que teve a colaboração de Lady Gaga na curadoria, irá juntar uma longa lista de artistas e muitos momentos especiais, como a participação das personagens mais icónicas da “Rua Sésamo”. O cartaz inclui nomes como Alanis Morissette, Andrea Bocelli, Billie Eilish, Billie Joe Armstrong dos Green Day, Burna Boy, Chris Martin dos Coldplay, Eddie Vedder, Elton John e Paul McCartney, entre outros. A apresentação estará a cargo de Jimmy Fallon e Stephen Colbert.

Através das plataformas digitais, será ainda possível, de acordo com a organização, aceder a artistas e performances adicionais de todo o mundo, além de histórias exclusivas dos heróis de saúde.

Potenciada por apoiantes e parceiros corporativos do fundo solidário criado pela OMS para ajudar a combater e controlar o novo coronavírus, o COVID-19 Solidarity Reponse Fund, a transmissão do evento irá também benificiar instituições de solidariedade regionais que fornecem comida, abrigo e serviços de saúde aos mais necessitados, de acordo com a organização.

Numa nota publicada no site da OMS, Hugh Evans, co-fundador e diretor-executivo da Global Citizen, explicou que, além honrar e apoiar “os esforços heroicos dos profissionais de saúde de todas as comunidades, o One World: Together at Home procura também funcionar como uma fonte de unidade e de incentivo à luta global contra a Covid-19”. “Através da música e entretenimento e do seu impacto, todo o elenco que reunimos vai celebrar, ao vivo, todos aqueles que arriscam a sua própria saúde para proteger a de todos os outros.”

António Guterres disse que, na ONU, “estamos, por isso, muito orgulhosos de unirmos forças com o One World: Together at Home para ajudarmos a suprimir a transmissão do vírus, minimizar os impactos socioeconómicos na comunidade global e trabalhar juntos para promover as metas globais para o futuro. Não há um argumento mais importante para a ação coletiva do que a nossa resposta conjunta à Covid-19. Estamos nisto juntos e vamos ultrapassar isto juntos”, apontou o secretário-geral da ONU, citado na mesma nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR