A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) afirmou esta quinta-feira que hospitais de campanha, centros de rastreio ou centros de testes à Covid-19 também estão obrigados a inscreverem-se no Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados (SRER).

A ERS recordou, no aviso publicado esta quinta-feira, que é obrigatório o registo ou atualização de registo de todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde no SRER.

O aviso faz nota da “criação de novas estruturas fixas dedicadas ao reforço da capacidade de resposta hospitalar e à prestação de cuidados de saúde complementares” para dar resposta à pandemia, como hospitais de campanha, centros de rastreio ou centros de testes à Covid-19.

A ERS salienta que as entidades responsáveis por esses espaços devem inscrevê-los no sistema previamente ao início da sua atividade, bem como proceder à sua atualização, no prazo de 30 dias a contar da alteração dos dados do registo, “mantendo-se a obrigação de registo na ERS enquanto os estabelecimentos se encontram abertos e em funcionamento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 230 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.