A Cupra pode ser dos construtores mais jovens do mercado, mas começa a figurar entre os mais premiados. Depois de ter distinguido o Cupra e-Racer em 2018 e o Cupra Formentor Concept no ano seguinte, o German Design Council volta a premiar a marca espanhola, agora através do SUV eléctrico Tavascan.

Partilhando com o Seat el-Born a plataforma MEB, específica para veículos eléctricos a bateria, o Tavascan exibe as características habituais nos SUV, da linha de cintura elevada a uma maior distância ao solo, mas complementa-as com uma forma de coupé, graças a um pilar traseiro mais inclinado, que lhe reforça o dinamismo.

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Para o mover, a Cupra vai recorrer a dois motores, um por eixo para assegurar a tracção às quatro rodas, com um total de 306 cv, o que lhe garante a capacidade de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. A bateria que alimenta estes motores terá 77 kWh, energia suficiente para permitir ao modelo anunciar 450 km de autonomia, calculados segundo o método WLTP.

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Antes de distinguir o Cupra Tavascan, o German Design Council atribuiu um prémio similar ao e-Racer, o modelo de competição que está a ser desenvolvido para servir de base ao futuro ETCR, o campeonato para carros de turismo eléctricos que recorrerão à base a desenvolver pela Cupra, com quatro motores associados ao eixo traseiro que totalizam até 680 cv.

Cupra Formentor impressiona pelo estilo (e não só)

O Formentor, premiado em 2019 pela mesma organização alemã, é o próximo SUV da Cupra, que a marca tem previsto lançar no mercado ainda este ano. Maior do que o Cupra Ateca, mas com um aspecto mais desportivo, o Formentor vai propor duas motorizações, pelo menos de início, sendo a mais possante a equipada com o motor 2.0 sobrealimentado com 310 cv. Mas é provável que a versão mais popular seja a híbrida plug-in, em que um motor 1.4 turbo a gasolina recebe a ajuda de uma unidade eléctrica. Em conjunto atingem 245 cv, com consumos e emissões mais reduzidos, e a capacidade de circular em modo 100% eléctrico durante 50 km.