“Em 2005, esperei à porta de casa durante aquilo que pareceu uma eternidade até o autocarro chegar, até ficar arrepiado quando ouvi alguém gritar: ‘Vem aí!’. Foi um momento inacreditável quando o Steven Gerrard e o resto dos jogadores passaram com aquele troféu — o troféu que define o nosso clube. Eu só tinha seis anos mas já tinha idade suficiente para saber o que queria ser quando crescesse. Queria ser jogador do Liverpool e queria estar num daqueles autocarros”.
Em agosto do ano passado, foi assim que Trent Alexander-Arnold descreveu ao The Players’ Tribune os festejos da conquista da Liga dos Campeões por parte do Liverpool em 2005. O jovem lateral, que viveu a vida toda a escassos passos de Melwood, o centro de treinos dos reds, soube naquele momento que quando crescesse queria estar num daqueles autocarros. Em 2019, Alexander-Arnold foi parte fulcral da equipa de Jürgen Klopp que derrotou o Tottenham na final do Wanda Metropolitano e deu ao Liverpool o troféu que escapava desde que viu Gerrard a celebrar pelas ruas da cidade inglesa — e foi ele próprio que passou, no topo do autocarro, pela mesma porta de casa onde há 15 anos se arrepiou quando viu pela primeira vez o título mais pretendido do futebol europeu.
Ora, foi precisamente há 15 anos, no dia 25 de maio de 2005, que o Liverpool operou aquele que é denominado como o Milagre de Istambul. Um jogo que, até à inacreditável reviravolta contra o Barcelona nas meias-finais da Champions da temporada passada, era o jogo mais memorável dos reds no século XXI. Naquele maio de 2005, o Liverpool de Rafa Benítez tinha eliminado o Chelsea para chegar à final de Istambul; do outro lado, o AC Milan de Carlo Ancelotti, que contava com Rui Costa, tinha derrotado o PSV. No derradeiro encontro da temporada, já com todos os campeonatos europeus terminados e decididos, a balança tombava de forma clara para o clube italiano.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.