O contágio por Covid-19 está a concentrar-se cada vez mais em Lisboa e Vale do Tejo. O boletim da Direção-Geral de Saúde, que faz o ponto de situação das últimas 24 horas, revela que nove em cada dez (90%) dos 257 novos infetados por Covid-19 foram registados nesta região, que é também a mais populosa do país.

A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu esta realidade na habitual conferência de imprensa diária, sublinhando que, em média, mais de 85% dos novos infetados identificados desde meados de maio, estão nesta região. No entanto, acrescenta que a necessidade de resposta é maior nos concelhos de Loures, Odivelas, Amadora, Lisboa e Sintra, onde foram detetados surtos de contágio. Esta evolução foi aliás a justificação para que a nova fase de desconfinamento tivesse regras distintas na região da Grande Lisboa, onde para já se mantêm encerrados os centros comerciais.

Olhando apenas para a evolução das últimas 24 horas, verificamos que cinco concelhos – Lisboa, Amadora, Seixal, Odivelas e Loures – registaram 129 casos, o que representa cerca de metade dos novos infetados diários. Lisboa lidera o crescimento, com mais 41 casos, seguida de Amadora (39) e Loures (27). Aliás, os novos infetados destes três concelhos representam 40% do total identificado nas últimas 24 horas.

A situação em Sintra manteve-se estável. No entato, com 1.173 infetados, este é o segundo mais elevado na região, a seguir a Lisboa. A nível nacional, há vários concelhos a norte com mais casos, mas o contágio tem sido mais fraco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os surtos apontados pelas autoridades em alguns concelhos de Lisboa e Vale do Tejo estão associados a setores de atividade, como a logística e transportes, mas também a construção, onde foram já identificados 146 infetados em várias grandes obras. Outro foco são os bairros sociais.

A análise da evolução dos novos casos por idades confirma que o Covid está a progredir mais em grupos etários entre os 20 e os 40 anos, idades associadas a estas atividades, que saltou de 36% para quase 50% do total de infetados nas últimas 24 horas. Um dos fatores apontados para esta situação, são as condições de transporte das pessoas para os locais de trabalho, através de carrinhas privadas com vários passageiros.

Em Portugal foram detetados mais 257 infetados por Covid-19 em 24 horas, o que representa um aumento de 0,8% em relação ao dia anterior. Morreram mais 13 pessoas e 275 recuperaram da doença. Até agora, Portugal teve 32.203 infetados e 1.396 mortes. Já foram dados como recuperados 19.186 pessoas.