O risco de incêndio é máximo em quase todos os concelhos de oito distritos de Portugal continental, que está esta segunda-feira e terça-feira em situação de alerta devido às temperaturas altas, num dia em que 900 bombeiros ainda combatem três frentes ativas em Oleiros. Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão ainda com aviso amarelo devido à persistência de tempo quente.

Governo prevê que incêndio de Oleiros dure até quarta-feira e proíbe trabalhos rurais para prevenir novos fogos

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Faro, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão em risco máximo ou muito elevado de incêndio. Apenas cerca de 30 concelhos do país, do litoral, apresentam um risco moderado de fogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portugal continental entrou esta segunda-feira em situação de alerta por 48 horas devido às condições meteorológicas que apontam para “significativo agravamento do risco de incêndio rural”, segundo decisão dos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática.

A situação de alerta em todo o território continental vigora entre as 00h00 desta segunda-feira e as 23h59 de terça-feira e foi anunciada pelo Governo no domingo à tarde. “Esta declaração decorre da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio máximo e muito elevado previsto pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) na maioria dos concelhos do continente nos próximos dias”, explica a tutela.

No âmbito da declaração da situação de alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas várias medidas, entre elas a “proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem”, entre outras.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Portalegre, Évora e Beja apresentam esta segunda-feira níveis extremos de radiação ultravioleta, de acordo com o IPMA. Os restantes distritos e ilhas apresentam um risco muito elevado, com exceção para o conjunto de ilhas do grupo central, onde o risco é baixo.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.