O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer mudar a lei norte-americana para aumentar a pressão dos chuveiros. Objetivo último? Poder lavar o seu cabelo “perfeito” em condições.

Desde a década de 1990 que a lei dos EUA determina que um chuveiro só pode emitir um máximo de 2,5 galões (o equivalente a quase 9,5 litros) de água por minuto, uma medida tomada para institucionalizar a poupança daquele recurso natural.

A lei foi atualizada durante o mandato de Barack Obama para clarificar que o limite se aplica a todo o conjunto de um chuveiro — uma questão que ficava em aberto com o surgimento de sistemas de chuveiro com várias saídas de água.

Agora, Donald Trump quer reverter esta legislação e a Casa Branca já apresentou formalmente uma proposta para reformular o documento, de modo a que cada saída de água tenha de cumprir o limite de 2,5 galões em vez de o conjunto do chuveiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A proposta foi apresentada poucos dias depois de uma visita de Donald Trump a uma unidade de produção da Whirlpool — empresa de eletrodomésticos norte-americana — no estado do Ohio, durante a qual o Presidente dos EUA criticou a legislação em vigor e usou o seu próprio cabelo como exemplo.

“Ligamos o chuveiro — e se forem como eu não conseguem lavar o vosso belo cabelo em condições”, disse Trump. “Por favor, sai. A água pinga, não é?”

“Tomamos um duche e a água não sai. Lavamos as mãos e a água não sai. E então o que é que fazemos? Ficamos lá mais tempo, tomamos um duche maior? Porque o meu cabelo… Não sei quanto a vocês, mas tem de ficar perfeito. Perfeito”, afirmou o Presidente dos EUA.

De acordo com a CNN, Trump tem abordado o assunto da pressão dos chuveiros em várias situações, incluindo em encontros com líderes da indústria em questão.

Em dezembro do ano passado, numa outra crítica aos limites impostos à pressão da água, Trump afirmou que os norte-americanos têm de puxar o autoclismo 10 ou 15 vezes de cada vez, por causa da pouca quantidade de água que pode passar nas canalizações.