O presidente do PS Madeira, Paulo Cafôfo, defendeu esta segunda-feira que os municípios da região autónoma devem ter “acesso direto” aos fundos comunitários no âmbito dos programas de recuperação económica e social da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

“Por desenvolvimento regional entende-se também o desenvolvimento local, pelo que os municípios têm de ter acesso a estas verbas para poderem dar a resposta necessária“, afirmou o líder socialista, em conferência de imprensa na Ponta do Sol, zona oeste da Madeira.

Paulo Cafôfo disse que a região vai ter acesso a fundos comunitários que serão “determinantes” para a recuperação da crise pandémica e criticou o executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, de ser autonomista apenas “do Funchal para Lisboa”.

Tem de existir também uma autonomia relativamente aos municípios, porque aquilo que se passa é que este Governo Regional é altamente centralista e o acesso aos fundos comunitários tem de ser garantido, para que as câmaras municipais possam desenvolver projetos em prol da população”, afirmou.

O presidente do PS Madeira disse que “não podem existir interesses partidários” na definição dos “eixos estruturantes” para a aplicação das verbas comunitárias, vincando que os “concelhos amigos” do executivo madeirense não podem ser os “únicos favorecidos”.

A equidade na distribuição dos fundos é muito importante, bem como a transparência, porque se queremos um desenvolvimento integral de toda a região, os municípios não podem ser colocados à margem e têm de ter acesso direto a estes fundos, pois só assim é que conseguiremos dar a volta a esta situação menos positiva que estamos a viver”, declarou Paulo Cafôfo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR