Donald Trump mobiliza este sábado a campanha no Estado da Pensilvânia a menos de quatro dias das eleições, iniciando o dia político com um comício numa propriedade privada de Newton, condado de Bucks.

“A Pensilvânia é importante para as eleições e vai ser um Estado importante na terça-feira”, disse à Lusa Calvin Tucker, membro do Partido Republicano que se prepara para cantar o hino nacional ‘God Bless America’ perante algumas centenas de apoiantes de Trump que se inscreveram para o primeiro comício do dia no Estado da Pensilvânia.

O Presidente dos Estados Unidos é esperado numa planície no meio numa urbanização de luxo rodeada de florestas, estando o comício marcado para as 12h00 locais (17h00 em Lisboa).

Trata-se do primeiro encontro com eleitores do Estado que, segundo as sondagens locais, o candidato democrata, Joe Biden, pode ganhar.

As sondagens conferem 51% dos votos a Biden e 44% a Trump.

O Estado da Pensilvânia elege 20 Grandes Eleitores e, por isso, é determinante para o resultado final no dia 03 de novembro, data da eleição presidencial.

“Eu espero uma campanha vigorosa do Presidente aqui na Pensilvânia, eu penso que ele vai ganhar a Pensilvânia. Há muito entusiasmo e o presidente vai saber captar esse entusiasmo”, acentuou Calvin Tucker.

“Este Estado é determinante, não tanto como o Estado da Florida que tem 29 votos eleitorais. A Pensilvânia tem 20. O Presidente pode vencer as eleições sem a Pensilvânia mas este Estado é importante”, acrescentou Calvin Tcker, afro-americano e um dos representantes da comunidade local ligado ao Partido Republicano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao contrário de outras ações de campanha de Trump que geralmente decorrem em aeroportos, os participantes vão estar muito próximos do Presidente porque o palanque foi montado a menos de dois metros das cadeiras.

A maior parte dos membros do Partido Republicano usa máscara de proteção sanitária contra o covid-19 mas a distância social é ignorada pelos participantes.

Atrás do palco um enorme cartaz dá as “boas vindas” ao Presidente e uma enorme bandeira nacional foi hasteado num cabo erguido por um guindaste.